Vivendo a Adolescência

Vaginose bacteriana

O que é?

É caracterizada por um desequilíbrio da flora vaginal, ou seja, da quantidade e tipos de microorganismos que moram na vagina causando um predomínio de determinadas bactérias como Gardnerella vaginallis, Bacteróides sp, Mobiluncus sp.

Como se pega?

Não é transmitida pela relação sexual, mas os sintomas podem aparecer após uma relação sexual em mulheres predispostas, ao terem contato com o sêmen.

Quais os sintomas?

Quase metade dos casos de vaginose bacteriana são assintomáticos (não apresentam sintomas). Mas podem aparecer alguns sintomas como corrimento vaginal (acinzentado e cremoso), com mau cheiro (depois da relação sexual e durante a menstruação) e dor nas relações sexuais.

Quanto tempo demora para aparecer os sintomas?

Não dá para se saber ao certo, mas o mais importante é sempre procurar um serviço de saúde para ver como anda a saúde.

Como é o diagnóstico?

É feito por meio da análise do material (corrimento) coletado da vagina.

Como é o tratamento?

O tratamento deve ser feito o mais rápido possível.

Última atualização: 23/11/2020


Compartilhe


Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web