Prevenção Combinada

O que é?
É uma estratégia que utiliza diversas formas de se evitar a infecção pelo HIV, como usar camisinha, fazer o diagnóstico precocemente, usar os medicamentos antirretrovirais para tratamento ou profilaxia e saber de seus direitos,para o controle da epidemia. Ela toma em conta a autonomia do usuário, suas condições e possibilidades de cuidado, de acordo com seu momento de vida; desse modo, ela implica no gerenciamento de risco frente à infecção pelo HIV.
A Prevenção Combinada é uma estratégia que faz uso simultâneo de diferentes abordagens de prevenção (biomédica, comportamental e estrutural) aplicadas em múltiplos níveis (individual, nas parcerias/relacionamentos, comunitário, social) para responder a necessidades específicas de determinados segmentos populacionais e de determinadas formas de transmissão do HIV.

O que é população chave para o HIV?
A epidemia de HIV-aids no Brasil é concentrada em alguns segmentos populacionais mais vulneráveis ao HIV-aids e que apresentam prevalência superior à média nacional, que é de 0,4%. Essas populações são: Gays e outros HSH (homens que fazem sexo com outros homens); Pessoas trans; Pessoas que usam álcool e outras drogas; Pessoas privadas de liberdade e trabalhadoras/es sexuais.
O que é população prioritária?
Outros segmentos populacionais também apresentam fragilidades que os tornam mais vulneráveis ao HIV/aids, e por isso são considerados como populações prioritárias: população jovem, população negra, população indígena e população em situação de rua.
A concentração de esforços de prevenção nesses segmentos mais afetados pela epidemia é fundamental para as estratégias de prevenção combinada do HIV.
As estratégias da Prevenção Combinada
Testagem regular para o HIV, outras IST e Hepatites Virais
-
É muito importante que você saiba se tem o vírus HIV.
-
Os testes podem ser convencionais ou rápidos. Podem ser realizados em laboratórios, unidades de saúde ou em ações entre pares.
-
Os testes são sigilosos e seguros.
-
Escolha onde e como realizar o seu teste. Informe-se na unidade de saúde mais próxima da sua casa.
-
Todas as 65 Unidades Básicas de Saúde de Campinas realizam os testes rápidos, bem como os convencionais.

Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP)
-
A PEP é uma medida eficaz de prevenção que consiste no uso de medicamentos antirretrovirais para reduzir o risco em situação de exposição ao vírus. A exposição pode ocorrer a partir de contato com materiais biológicos infectantes (sangue, sêmen, fluidos vaginais ou outros).
-
A PEP deve ser iniciada o mais rápido possível, preferencialmente nas 2 primeiras horas após a exposição e no máximo em até 72 horas. O tratamento dura 28 dias e deve ser acompanhado pela equipe de saúde.
Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP)
-
Ainda em fase de implementação no SUS, a PrEP consiste no uso oral diário de antirretrovirais por pessoas não infectadas pelo HIV. Essa medida de prevenção oferece alto grau de proteção à transmissão sexual do HIV, sendo indicada para populações com maior risco de infecção pelo vírus.
-
A eficiência da proteção está relacionada à adesão ao medicamento e ao uso de preservativo; por isso, é necessária a tomada das doses diárias indicadas.
Prevenir a transmissão vertical através dos exames de HIV, sífilis e hepatites virais no pré-natal
-
O vírus da Aids também pode ser transmitido da mãe para o bebê durante a gestação, no parto e na amamentação (transmissão vertical). Além do HIV, a sífilis e as hepatites virais B e C podem ser transmitidas.
-
É direito de todas as gestantes e de suas parcerias sexuais realizar os testes para HIV, sífilis e hepatites durante o pré-natal. O diagnóstico e o tratamento precoce podem garantir o nascimento saudável do bebê. Não deixe de realizar todos os testes.

Redução de danos
-
A redução de danos consiste em medidas de prevenção do HIV, IST e hepatites virais para as pessoas que usam álcool e outras drogas.
-
O uso dessas substâncias pode alterar seus sentidos e capacidade de decisão quanto ao uso do preservativo e o não compartilhamento de materiais de uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbo, canudos).
-
O acolhimento, a promoção da saúde e o cuidado nos serviços são um direito de todas as pessoas, independente do uso de álcool e outras drogas.

Diagnósticar e tratar as pessoas com IST e HIV
-
O tratamento antirretroviral é recomendado para todas as pessoas que têm o HIV, independentemente de sua condição de saúde. Deve ser iniciado o quanto antes.
-
O tratamento para todos traz vários benefícios:
-
Reduz as complicações relacionadas às infecções pelo HIV;
-
Melhora a qualidade de vida e diminui a mortalidade;
-
Reduz a transmissão do vírus.
CENTRO DE TESTAGEM E ACONSELHAMENTO - CTA
O que é CTA?
Os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) são serviços de saúde que realizam ações de diagnóstico e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. Nesses serviços, é possível realizar testes para HIV, sífilis e hepatites B e C gratuitamente. Todos os testes são realizados de acordo com a norma definida pelo Ministério da Saúde e com produtos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e por ela controlados.
Onde encontro um CTA em Campinas?
CTA Centro
-
Rua Regente Feijó, 637, Centro.
-
Telefone: 3224-5000 e 3236-3711.
-
Atendimento: 2ª, 3ª, 4ª e 6ª feira das 10 às 18h; 5ª feira das 10h às 12h e das 16h às 18h.
CTA Ouro Verde
-
Av. Ruy Rodrigues, 3.434, Ouro Verde.
-
Telefone: 3266-3810.
-
Atendimento das 7 às 19h.
CECOM da Unicamp
-
Rua Vital Brasil, 150, Cidade Universitária, Campinas.
-
Telefone 3521-9021.
-
2ª a 6ª das 07h às 19h
Ultima atualização em 26/11/2020