Vivendo a Adolescência

Vacinas


Qual foi a ultima vez que você tomou uma vacina?

Você sabe que existe um calendário de vacinas para tomar durante a adolescência?

Fique ligad@ e compartilhe essas informações com seus e suas amigos(as)!
 

O que é vacina?

É chamada de vacina uma substância produzida a partir de bactérias ou vírus mortos ou enfraquecidos que ao serem introduzidas no corpo humano provoca uma reação no sistema imunológico, promovendo assim a produção de anticorpos (leucócitos) que irão combater uma determinada substância ou vírus..


Podemos dizer que as vacinas preparam o organismo para que, em caso de uma infecção por algum agente patogênico, nosso sistema de defesa esta pronto para agir rapidamente e matar esse agente patogênico, evitando que uma doença se desenvolva.

 

Vamos conhecer alguma das doenças que evitamos tomando corretamente as vacinas durante a adolescência:

 

Papiloma vírus Humano (HPV): O papiloma vírus humano pode causar diversos tipos de canceres e verrugas genitais, este risco pode ser prevenido fazendo uso da vacina. Devem se vacinar contra: meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, em duas doses sendo a segunda seis meses após a primeira.

Hepatite B: É uma doença grave, que ataca o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. A Hepatite B é transmitida quando há contato com o sangue ou secreção corporais contaminadas pelo vírus, através do contato com mucosa ou pele com lesões ativas.

Tétano: É uma doença imunoprevenível, grave e potencialmente fatal, causada por uma toxina produzida por uma bactéria que pode contaminar ferimentos (mesmo pequenos). Esta bactéria é encontrada no ambiente (solo, esterco, superfície de objetos) sob a forma de esporos (formas de resistência).

Difteria: É uma doença provocada por uma bactéria que é transmitida por contato físico com um doente ou por respirar suas secreções. Permanece incubada por até seis dias multiplicando-se na faringe. Apesar de se manifestar o ano todo, a doença ataca principalmente nos períodos de outono e inverno.

Febre Amarela: É uma doença infecciosa causada por um vírus que por sua vez é transmitido por um mosquito e ocorre exclusivamente na América Central, na América do Sul e na África. No Brasil, a febre amarela é geralmente adquirida quando uma pessoa não vacinada entra em áreas de transmissão silvestre (regiões de cerrado, florestas). Uma pessoa não transmite febre amarela diretamente para outra. Para que isto ocorra, é necessário que o mosquito pique uma pessoa infectada e, após o vírus ter se multiplicado, pique um indivíduo que ainda não teve a doença e não tenha sido vacinado.

Sarampo: É uma doença infecciosa imunoprevenível, altamente transmissível, causado pelo vírus do sarampo. A doença que tem transmissão respiratória, geralmente ocorre na infância, mas pode também afetar adultos não imunes, que nunca tiveram a doença ou que não foram adequadamente vacinados. O sarampo ainda é uma das causas mais frequente de morte em crianças no mundo, consequência de falta de vacinação.

Caxumba: É uma doença infecciosa de transmissão respiratória. A infecção é causada pelo vírus da caxumba e frequentemente resulta em manifestações discretas e assintomáticas. A doença geralmente tem evolução benigna e é mais comum em crianças, mas pode ocorrer com maior gravidade em adultos não imunes. Durante a gravidez a infecção pelo vírus da caxumba pode resultar em aborto espontâneo e em geral ocorre apenas uma vez na vida.

Rubéola: É uma doença infecciosa de transmissão respiratória: A infecção é causada pelo vírus da rubéola, que frequentemente produz manifestações discretas ou ausentes se elas; manchas avermelhadas na pele. A doença é mais comum em crianças, mas pode ocorrer em adultos não imunes. Durante a gravidez, a infecção pode resultar em aborto, parto prematuro e malformações congênitas e em geral ocorre apenas uma vez na vida.

Meningite: A meningite bacteriana é uma infecção das meninges (membrana que recobre o cérebro) e da medula espinhal, podendo ser muito grave. Sendo o tipo C muito comum. Os adolescentes de 11 a 14 anos devem fazer um reforço se já tomaram ou a primeira dose.

 


Compartilhe


Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web