Vivendo a Adolescência

Sífilis

      
O que é?

É uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum. Se não tratada pode levar a lesões graves de órgãos internos como o coração e sistema nervoso.

 

Como se pega?

Por meio de contato sexual com pessoa infectada ou por contato com sangue infectado. A mulher infectada pode transmitir a sífilis para o(a) filho(a) durante a gravidez. Isso pode ser evitado se a doença for diagnosticada e tratada durante o pré-natal.


 

Quais os sintomas?

1- A primeira fase (sífilis primária):

  • Tanto para o homem como para a mulher, é o aparecimento de uma ferida no órgão genital chamada cancro duro, que geralmente é pouco dolorosa e desaparece sem tratamento. Na mulher a ferida pode passar despercebida por estar dentro da vagina ou no colo do útero.

2- A segunda fase (sífilis secundária):

  • Numa segunda fase da doença surgem manchas na pele (frequentemente nas palmas das mãos e planta dos pés) e íngua na virilha, que também podem desaparecer sozinhas, o que não significa que a pessoa está curada.

3- A terceira fase (sífilis terciária):

  • Numa terceira fase, a doença pode causar lesões nos ossos, coração, cérebro, podendo levar à paralisia, doença mental, cegueira ou até a morte.

 

 

Quanto tempo demora para aparecerem os sintomas?

  • Os primeiros sintomas aparecem numa média de 21 dias após a infecção.

  • A Segunda fase pode surgir após 6 a 8 semanas dos primeiros sintomas.

  • A terceira fase apresenta sintomas geralmente após 3 a 12 anos da infecção.

     

Como se faz o diagnóstico?

Por meio de exame clínico (em caso de lesão) e/ou exame de sangue especifico para a doença.
 


Compartilhe


Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2013.

Desenvolvido pela S3Web