Vivendo a Adolescência

Perguntas e Respostas

Ter o HIV é a mesma coisa que ter aids?

Não, não é a mesma coisa ter HIV do que ter aids. Há muitas pessoas que têm o HIV, ou seja, são soropositivas, e vivem muitos anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença aids. Mas, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho/a durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste de HIV e se proteger em todas as situações.

O que é a meta 90-90-90?

A meta 90-90-90 da ONU foi acordada durante o Primeiro Foro Latinoamericano e do Caribe realizado em 2014, para contribuir com o fim da epidemia da aids e estabelece que:

  • Até 2020, 90% de todas as pessoas vivendo com o HIV saberão que têm o vírus.

  • Até 2020, 90% de todas as pessoas com infecção pelo HIV diagnosticada receberão terapia antirretroviral ininterruptamente.

  • Até 2020, 90% de todas as pessoas recebendo terapia antirretroviral terão supressão viral.

Por que fazer o teste de HIV?

Porque o teste é a única forma de saber se a pessoa está infectada pelo HIV. Infelizmente, muitas pessoas só sabem que estão com o vírus quando começam a adoecer, apresentando os sintomas da aids. É muito importante saber o quanto antes para começar o tratamento. Seo teste for positivo, significa que a pessoa está infectada e deverá iniciar o tratamento o quanto antes e evitar a evolução para a doença aids.Se o teste for negativo, a pessoa poderá tomar consciência e iniciar o uso de camisinha em todas as relações sexuais para não se infectar. O tratamento evita o adoecimento, dando à pessoa qualidade de vida e também o tratamento diminui o risco de transmitir HIV para outras pessoas.

Quando fazer o teste de HIV?

O teste é uma medida de prevenção, deve ser feito com regularidade e sempre que você tiver passado por uma situação de risco, como ter feito sexo sem camisinha. É muito importante que você saiba se você tem o HIV, para buscar tratamento no tempo certo, possibilitando que você ganhe muito em qualidade de vida. Procure um profissional de saúde e informe-se sobre o teste. Você também pode realizar o auto-teste para o HIV

Por que iniciar logo o tratamento se o teste for positivo?

Tomar os medicamentos segundo as orientações médicas pode fazer que a quantidade de vírus (carga viral) diminua até chegar a níveis que o teste não consegue detectar. Isto é o que se chama carga viral indetectável.  Conseguir e manter a carga viral indetectável é o ideal para uma pessoa se manter sadia e não transmitir o vírus para outra pessoa. Uma pessoa pode viver mais e com mais qualidade de vida, se ela iniciar o tratamento apenas seja diagnosticada soropositiva. As mulheres grávidas soropositivas têm 99% de chances de ter filhos sem o HIV se seguem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto y pós-parto.

Que tipo de exames uma pessoa pode fazer para saber se está infectada com o HIV?

Pode ser feito o teste rápido, o teste de laboratório ou o auto-teste.  

O que é um teste rápido de HIV?

Teste rápido é aquele feito com amostra de sangue obtida da veia ou da ponta do dedo, ou com amostras de fluido oral. São de fácil execução e não necessitam de estrutura laboratorial; a execução, leitura e interpretação do resultado são feitas em, no máximo, 30 minutos. O teste rápido detecta a presença do anticorpo contra o HIV.

Quanto tempo demora o resultado de um teste de HIV?

O teste rápido demora 30 minutos, e os testes de sangue realizados em laboratório podem demorar de três a sete dias.

O que é o auto-teste?

É um processo no qual uma pessoa coleta sua própria amostra (fluido oral ou sangue) e, em seguida, realiza um teste e interpreta o resultado sozinho ou com alguém em quem confia. Os resultados que podem aparecer são: “reagente”; “não reagente”. Ao verificar que o resultado é “reagente”, ou seja, positivo, isto indica que a pessoa pode estar infectada pelo HIV. Entretanto, esse não é um resultado definitivo. Neste caso, ela deve procurar o serviço de saúde para realizar outros testes que irão confirmar, ou não, o resultado reagente. Um teste não reagente (negativo) significa que o corpo não possui anticorpos contra o HIV no momento da testagem. 

O Auto-teste detecta o vírus?

O auto-teste Não detecta o vírus, mas sim os anticorpos, ou seja, a reação do corpo ao HIV. Geralmente, esse prazo é de 30 dias após a exposição, mas também pode variar de acordo com a produção de anticorpos anti-HIV produzidos pelo sistema de defesa do organismo e com os componentes do teste. Portanto, antes de realizar o teste é necessário ler e verificar a bula. 

Pode ser feito o teste imediatamente depois de uma relação desprotegida para saber se foi infectado/a?

É recomendável esperar pelo menos 30 dias depois de uma relação desprotegida, ou de ter compartilhado objetos perfuro-cortantes, como agulhas, com parceiros ou parceiras que não sabem se têm, ou não, o vírus, ou seja, de uma situação de risco de infecção. Esse período é o que se chama “janela imunológica”. Iniciar o tratamento antirretroviral nesse período pode evitar que o vírus invada as células de defesa. Lembrar que esse tratamento deve se iniciar antes de 72 horas.

O que é janela imunológica?

É o período entre a infecção e a produção de anticorpos contra o HIV pelo seu organismo.

Existe algum grupo de pessoas que tenham mais chances de infectar-se com o HIV?

Qualquer pessoa sexualmente ativa, que teve sexo sem camisinha, tem chances de se infectar com o HIV. Lembrar que mesmo em relacionamentos estaveis uma pessoa deve usar sempre camisinha.

Deve-se notificar aos/às parceiros/as das pessoas diagnosticadas com o HIV?

A notificação deve ser feita somente com o consentimento da pessoa HIV+ e essa informação deve ficar somente entre as duas pessoas.

A OMS concluiu que os testes rápidos são mais baratos e os resultados são mais rápidos e precisos.

 

Última atualização: 23/11/2020


Compartilhe


Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web