Vivendo a Adolescência

LAM

Métido da Lactação e Amenorrea - LAM

O que é?

É um método baseado no efeito da amamentação sobre a fertilidade.  Proporciona contracepção para a mãe e melhor alimentação e proteção imunológica para o bebê.

Pode ser eficaz até 6 meses após o parto, desde que a menstruação não tenha retornado e que a mulher esteja em amamentação exclusiva ou quase exclusiva. (Isto significa que a água ou chá dado para a criança não pode substituir uma mamada) 

Como funciona?

Quando a mulher está amamentando é estimulada a liberação de hormônios que impedem a ovulação.  Este efeito é suficiente para evitar a gravidez durante os seis primeiros meses pós-parto, desde que a mulher esteja amamentando sem dar outros alimentos ao bebê e não tenha tido ainda menstruação depois do parto.

Como se usa?

Para poder usar o LAM, a mulher deve cumprir três condições básicas:

1. O bebê deve estar recebendo amamentação integral exclusiva ou quase exclusiva. Exige que a amamentação seja frequente, à livre demanda, de dia e de noite.  Se a amamentação não é exclusiva, o bebê pode receber alguns líquidos desde que esses líquidos não substituam uma mamada.

2. A mulher deve estar em amenorreia, ou seja, não ter tido menstruação depois de parar de sangrar após o parto. Habitualmente o sangramento pós- parto dura até 4 semanas.

3. O bebê não deve ter completado seis meses de idade.

Qual é a eficácia?

Quando se cumprem as três condições básicas descritas acima, a eficácia do LAM apresenta taxa de falha de 0,2 a 2%, ou seja, de cada 100 mulheres que usam o LAM durante os seis meses, até duas mulheres podem engravidar.

Quais são os efeitos colaterais?

O uso da lactação como método anticoncepcional (LAM) não tem riscos para a mulher e favorece a saúde do recém-nascido.

Última atualização: junho 2021


Compartilhe


Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web