Vivendo a Adolescência

LAM


O que é o LAM?

É um método natural usado nos primeiros seis meses após o parto, por mulheres que estão no período de lactação (amamentação) exclusiva e em amenorreia, ou seja, não começaram a menstruar depois do parto.
 

Como o LAM funciona?

Quando a mulher está amamentando é estimulada a liberação de hormônios que impedem a ovulação.  Este efeito é suficiente para evitar a gravidez durante os seis primeiros meses pós-parto, desde que a mulher esteja amamentando sem dar outros alimentos ao bebê e não tenha tido ainda menstruação depois do parto.
 

Como se usa o LAM?

 Para poder usar o LAM, a mulher deve cumprir três condições básicas: 

  • Amamentação exclusiva, ou seja, sem dar nenhum outro alimento.  Idealmente sem horário fixo, nas dando de mamar cada vez que o bebê e pelo menos 10 mamadas a cada 24 horas, incluindo pelo menos uma mamada de noite.  SE o tempo estiver muito quente poderia dar água, desde que não substitua uma mamada.

  • Estar em amenorreia, ou seja, não ter tido menstruação depois que para o sangramento após o parto que pode durar duas a quatro semanas. 

  • O bebê ter até seis meses de idade.
     

 

Qual a eficácia do LAM?

Quando se cumprem as três condições básicas descritas acima, a eficácia do LAM apresenta taxa de falha de 0,2 a 2%, ou seja, de cada 100 mulheres (adolescentes, jovens e adultas) que usam o LAM durante os seis meses, até 02 (duas) mulheres podem vir a engravidar.
 

Quais são os efeitos colaterais?

Por se tratar de um método natural, o LAM não apresenta efeitos colaterais.
 


 


Compartilhe


Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2013.

Desenvolvido pela S3Web