Vivendo a Adolescência

Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST

O que são?

São infecções que podem ser transmitidas (passadas) por meio do contato sexual, vaginal, anal ou oral.

Como se pega?

Por meio do contato sexual com um/a parceiro/a infectado/a.

Quem pode pegar?

Qualquer pessoa que tenha atividade sexual pode se infectar com uma IST, incluindo o HIV-aids. No entanto, o risco é muito maior nas pessoas que trocam frequentemente de parceiros/as sexuais, que não usam camisinha, masculina ou feminina em todas as relações sexuais, que não estão empoderadas para exigir o uso de camisinha nas relações sexuais e que não têm informações corretas para saber como se prevenir.

Como saber se você está com uma IST? (sinais e sintomas)

  • Corrimento uretral
  • Corrimento vaginal
  • Verrugas nos genitais
  • Úlceras (feridas, bolhas) nos genitais
  • Irritação (queimação)
  • Tumorações (caroços, ínguas)
  • Dor ou ardência ao urinar
  • Dor nas relações sexuais
  • Manchas na pele

Que consequências as ISTs podem causar?

Se não forem tratadas de forma rápida e correta, as ISTs podem deixar consequências graves. Podem, por exemplo, comprometer a qualidade das relações sexuais e, inclusive, provocar infertilidade (a incapacidade de ter filhos(as).

O que devo fazer na suspeita de uma IST?

Evite as relações sexuais.

Se você suspeitar que está com alguma IST, ou seja, diante da presença de corrimento, ferida, dor ao urinar, dor durante a relação sexual, manchas na pele, a primeira coisa a fazer é parar de ter relações sexuais até saber o que se tem.

Sempre procure um serviço de saúde!

Não pense duas vezes!!! Procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo de casa ou trabalho, para receber atenção de um/a médico/a ou de um/a profissional de saúde. Não deixe de relatar ao/à profissional de saúde todos os sintomas, mesmo aqueles que você não considera importantes. Conte também se você teve alguma relação sexual sem camisinha nas últimas semanas. Não tenha vergonha, toda informação é muito valiosa.

Tratamento por conta própria NUNCA!!!

Jamais use medicamentos por conta própria, a partir de orientação de parentes, vizinhos/as, amigos/as ou balconista de farmácia. Mesmo que você já tenha utilizado algum medicamento antes, não recorra a ele, pois nem sempre será a solução para o seu problema atual. Faça todos os exames solicitados e siga corretamente o tratamento e as orientações do/a profissional de saúde.

Converse com seu parceiro ou sua parceira.

Não deixe de conversar com seu parceiro ou parceira sexual. Ele ou ela precisa ser informado/a do problema para que também procure um/a profissional de saúde, pois mesmo sem os sintomas, ele/a já pode estar infectado/a. Além do risco de pegar uma infecção e sofrer suas consequências, pode transmiti-la para outras pessoas, sem querer ou saber. Se ele/a não se tratar, você poderá se infectar novamente numa próxima relação sexual.

Previna-se sempre!

Após o tratamento e cura, não dê novas chances às ISTs. Previna-se em todas as relações sexuais, use sempre camisinha, seja ela masculina ou feminina.

Última atualização: 19/11/2020


Compartilhe


Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web