Vivendo a Adolescência

HIV-Aids

O que é?

A Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é um conjunto de doenças causadas por um vírus chamado HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), que provoca a destruição da defesa do organismo.
 

Como se pega?

Por meio da relação sexual (oral, anal ou vaginal) com parceiro(a) infectado(a) e transfusão ou contato com sangue infectado. O vírus também pode ser transmitido da mãe para o(a) filho(a) durante a gravidez ou por meio da amamentação.


 

Quais os sintomas?

Os sintomas podem variar, desde manifestações como febre, diarreia, perda de peso, até doenças mais graves como tuberculose e alguns tipos de câncer etc.
 


 

Quanto tempo demora para aparecerem sintomas?

Não dá para saber, o vírus pode permanecer “incubado” no corpo por muitos anos. No entanto, mesmo sem apresentar a doença (aids), a pessoa  portadora do vírus pode transmiti-lo para outras pessoas. Por isso, é sempre muito importante usar corretamente a camisinha masculina ou camisinha feminina, em toda e qualquer relação sexual, antes de se ter qualquer contato do pênis com vagina, ânus ou boca.
 

 
 

Como se faz o diagnóstico?

O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito por exame de sangue. No Brasil existem os exames laboratoriais e o teste rápido, que detecta os anticorpos contra o HIV em até 30 minutos colhendo uma gota de sangue da ponta do dedo.

Esses testes são realizados gratuitamente nas unidades básicas de saúde e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). Os exames podem ser feitos inclusive de forma anônima.

Nesses centros (CTA), além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento antes e depois do teste. Também é possível saber onde fazer o teste pelo Disque Saúde- 136.
 

 
 

Você já deve saber, mas vale lembrar como não se pega o HIV 

  • Utilizando os mesmos talheres (garfo, faca, copo, prato)

  • Picadas de inseto

  • Bebedouros

  • Masturbação

  • Alimentos e bebidas

  • Banheiros públicos

  • Aperto de mão

  • Piscina

  • Convívio social do dia a dia (trabalho, escola, visitas, reuniões)

  • Beijo (a não ser que haja uma ferida na boca ou na língua)

 

 


Compartilhe


Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2013.

Desenvolvido pela S3Web