Vivendo a Adolescência

Espermicida

Espermecidas

O que são?

Os espermicidas são substâncias que destroem os espermatozoides e devem ser colocadas bem no fundo da vagina, perto do colo do útero antes de uma relação sexual. Também podem ser utilizados nos preservativos e no diafragma.

Os espermicidas são vendidos em forma de geleia, cremes, espumas, comprimidos e filmes, que são colocados na vagina com objetivo de evitar uma gravidez.

Como funciona?

Os espermicidas atuam rompendo a membrana dos espermatozoides, matando-os ou reduzindo seu movimento. Isto evita que o espermatozoide entre em contato com o óvulo, evitando sua fecundação.

Como se usa?

Os espermicidas devem ser colocados no fundo da vagina com os dedos ou utilizando o aplicador, antes de cada relação sexual. A espuma, geleia ou creme podem ser colocados imediatamente antes das relações sexuais. Outros tipos, como o filme, gel e/ou o comprimido, precisam de mais tempo, entre 10 minutos e uma hora antes da relação sexual.

Qual é a eficácia?

É um método de eficácia muito baixa, quando usado sem outro método anticoncepcional. Em uso comum, de cada 100 mulheres usando o método no período de um ano, 21 poderão engravidar.

Quando usado corretamente em cada relação sexual, de cada 100 mulheres usando o método no período de um ano, 16 poderão engravidar.

Quando usado com diafragma e preservativos (masculino ou feminino) apresenta eficácia mais alta. 

Quais são os efeitos colaterais?

O espermicida às vezes produz irritações nos genitais da mulher ou do homem. Também pode provocar lesões nos genitais da mulher.

Um efeito pouco comum, mas que é importante considerar, é que o uso frequente de Nonoxinol-9 (a substancia mais comum nos espermicidas) pode aumentar o risco de infecção pelo HIV.

Última atualização: junho 2021


Compartilhe


Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web