Vivendo a Adolescência

Encontro de Jovens pela Educação Integral em Sexualidade

 

O ENCONTRO

O encontro “Jovens pela Educação Integral em Sexualidade” foi organizado e realizado pela Reprolatina entre os dias 20 a 22 de outubro de 2015, na cidade de São Paulo, com objetivo de:

  • Discutir a situação da Educação Integral em Sexualidade nas escolas e definir algumas estratégias de Advocacy para melhorar sua implementação nas mesmas, de modo a atender às necessidades de adolescentes e jovens em saúde sexual e reprodutiva definidas pelo Consenso de Montevidéu sobre População e Desenvolvimento.

  • Fortalecer a capacidade e habilidades de liderança dos/as jovens participantes para que desenvolvam estratégias de Advocacy que contribuam para a implementação da Educação Integral em Sexualidade nas escolas.

O encontro contou com a participação de 20 lideranças jovens do estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, selecionados/as a partir dos critérios de participação no Encontro, juntamente com 04 profissionais da Reprolatina e 04 profissionais da IPPF/RHO que facilitaram as atividades do Encontro e foram chamados pelos/as jovens de “adultos aliados”.

A programação comtemplou três grandes momentos interligados e ao longo de todo o encontro as atividades foram realizadas através de uma metodologia participativa, com diálogos, debates, discussões de grupo etc.

1º dia –Revisão e discussão sobre a situação atual da Educação Integral em Sexualidade (EIS) com a identificação de problemas e necessidades.

2º dia –Capacitação básica sobre Advocacy com base no marco conceitual da IPPF.

3º dia –Definição das propostas de ações para seguimento dos projetos de Advocacy e/ou incidência política.

Uma das principais recomendações do Encontro foi dar continuidade à rede de Jovens pela Educação Integral em Sexualidade (JEIS) e conseguir apoio para que seja implementada uma estratégia de Advocacy que inclua a identificação de aliados para enfrentar a pressão dos grupos conservadores e reverter os retrocessos com relação a garantia da EIS nas escolas.

 

“O encontro superou as minhas expectativas. Achei que seria apenas um encontro com discussão de conceitos, mas foi muito além, permitindo discutir, com muita liberdade, estratégias e planos concretos de ação”.

 

COMPROMISSOS QUE NOS UNEM

A International Planned Parenthood Federation/Região do Hemisfério Ocidental (IPPF/RHO) e a Fundação Ford compartilham um profundo e importante compromisso com a população jovem e seus direitos sexuais e direitos reprodutivos. Ambas querem assegurar que todas as pessoas da América Latina e Caribe, especialmente os/as jovens, tenham acesso a serviços de saúde sexual e reprodutiva (SSR) de alta qualidade e à Educação Integral em Sexualidade (EIS). A IPPF/RHO possui organizações parceiras e colaboradoras em 40 países da região, que se relacionam para compartilhar as melhores práticas em SSR e influenciar mudanças em toda a região por meio do trabalho coletivo e em rede.

Com o objetivo de apoiar e fortalecer movimentos da sociedade civil a favor da saúde sexual e reprodutiva e dos direitos dos/as adolescentes no Brasil, a IPPF/RHO estabeleceu uma parceria com a Reprolatina, uma importante ONG local com sede em Campinas, SP, para facilitar a criação de um grupo de lideranças jovens para fazer “advocacy” para melhorar a implementação da EIS nas escolas. A IPPF/RHO escolheu a Reprolatina como parceira nessa atividade porque a Reprolatina tem uma longa história e trajetória como instituição que luta, defende e promove a igualdade de gênero, os direitos sexuais e os direitos reprodutivos junto às populações menos favorecidas e vulneráveis da América Latina.

Ambas as instituições também compartilham um objetivo comum que é diminuir a gravidez e as ITS em adolescentes e consideram a educação integral em sexualidade uma importante ferramenta para o empoderamento de adolescentes para que tomem decisões que lhes permita ter projetos de vida mais saudáveis. 


Compartilhe


Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2013.

Desenvolvido pela S3Web