Vivendo a Adolescência

Educação Integral em Sexualidade

Educação Integral em Sexualidade

Educação Integral em Sexualidade - EIS

 

Você já ouviu falar em Educação Integral em Sexualidade? Sabe o que é?

A Educação Integral em Sexualidade (EIS) é um processo educativo contínuo sobre o exercício saudável e responsável da sexualidade como um direito humano baseado na equidade de gênero, no respeito às diversidades e no conhecimento de informações e conceitos corretos e atualizados.

Este processo educativo tem por objetivo a formação integral de crianças e adolescentes como cidadãos e cidadãs empoderados e preparados para tomarem suas próprias decisões e construirem um projeto de vida saudável.

 

Porque é importante falar sobre EIS nas escolas?

Quando falamos e trabalhamos a Educação Integral em Sexualidade na escola, facilitamos que os/as adolescentes e jovens possam:

  • Adquirir conhecimento baseado em informações corretas e precisas sobre a sexualidade humana, saúde sexual e reprodutiva e os direitos humanos, incluindo informação sobre anatomia e fisiologia sexual; reprodução, contracepção, gravidez e parto; doenças sexualmente transmissíveis e HIV/AIDS; vida familiar e relações interpessoais; cultura e sexualidade. Também os empodera para que façam valer os seus direitos humanos, lutem contra a discriminação e favoreçam a equidade de gênero.

  • Adquirir e cultivar valores e atitudes positivas com relação à sua sexualidade e saúde reprodutiva, desenvolver a autoestima, garantir os seus direitos e respeitar os direitos dos outros. A EIS empodera os/as jovens para tomar o controle do seu comportamento e tratar o/a outro/a com respeito, tolerar e aceitar as diferenças de maneira empática no que diz respeito a gênero, etnias, raça ou orientação sexual.

  • Desenvolver habilidades para a vida que incentivem o pensamento crítico, a comunicação e a negociação, a tomada de decisões e a assertividade. Essas habilidades podem contribuir para relações melhores e mais produtivas com membros da família, colegas, amigos/as e parceiros/as românticos/as ou sexuais.

 

IMPORTANTE

Quanto mais cedo se inicia um trabalho de EIS, desde que envolva os elementos citados acima, os/as adolescentes e jovens estarão mais bem preparados/as para tomar suas decisões sobre a vivência e o exercício de sua sexualidade, incluindo os cuidados com a saúde sexual, saúde reprodutiva e prevenção de suas vulnerabilidades.

 

Conheça também:

07 componentes essenciais da EIS

Documento de Base da Reprolatina sobre EIS


Compartilhe


Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2013.

Desenvolvido pela S3Web