Vivendo a Adolescência

Educação Integral em Sexualidade

Educação Integral em Sexualidade

O que é Educação Integral em Sexualidade - EIS?

A Educação Integral em Sexualidade é um processo educativo contínuo sobre o exercício saudável e responsável da sexualidade como um direito humano baseado na equidade de gênero, no respeito às diversidades e no conhecimento de informações e conceitos corretos e atualizados.

Este processo educativo tem por objetivo a formação integral de crianças e adolescentes como cidadãos e cidadãs empoderados/as e preparados/as para tomarem suas próprias decisões e construirem um projeto de vida saudável.

A UNESCO define a EIS em suas "Orientaciones técnicas internacionales sobre educación en sexualidad un enfoque basado en la evidencia", de 2018, como um processo curricular de ensino e aprendizagem sobre os aspectos cognitivos, emocionais, físicos e sociais da sexualidade. O objetivo é dotar as crianças e os/as jovens de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que os/as capacitem à:

  • Desfrutar sua saúde, bem-estar e dignidade.
  • Desenvolver relações sociais e sexuais respeitosas.
  • Considerar como suas decisões podem afetar seu próprio bem-estar e o de outros.
  • Entender e garantir a proteção de seus direitos ao longo da vida.

Alguns elementos importantes da EIS:

  • Cientificamente precisa e abrangente.

  • Relevante culturalmente e apropriada ao contexto.

  • Adequada ao nível de idade e desenvolvimento juvenil.

  • Tem como base os direitos humanos.

  • Promove a igualdade de gênero.

  • Incorpora métodos de ensino participativos por meio de facilitadores/as capacitados/as.

  • Oferece um ambiente de aprendizado seguro e saudável.

  • Desenvolver as habilidades necessárias para tomar decisões saudáveis.

Porque é importante falar sobre EIS?

Quando falamos e trabalhamos a Educação Integral em Sexualidade, na escola ou fora dela, facilitamos que os/as adolescentes e jovens possam:

  • Adquirir conhecimento baseado em informações corretas e precisas sobre a sexualidade humana, saúde sexual e reprodutiva e os direitos humanos, incluindo informação sobre anatomia e fisiologia sexual; reprodução, contracepção, gravidez e parto; infecções sexualmente transmissíveis e HIV/AIDS; vida familiar e relações interpessoais; cultura e sexualidade. Também possam se empoderar para que façam valer os seus direitos humanos, lutem contra a discriminação e favoreçam a equidade de gênero.

  • Adquirir e cultivar valores e atitudes positivas com relação à sua sexualidade e saúde reprodutiva, desenvolver a autoestima, garantir os seus direitos e respeitar os direitos dos outros. A EIS empodera os/as jovens para assumir o controle do seu comportamento e tratar o/a outro/a com respeito, tolerar e aceitar as diferenças de maneira empática no que diz respeito a gênero, etnias, raça ou orientação sexual.

  • Desenvolver habilidades para a vida que incentivem o pensamento crítico, a comunicação e a negociação, a tomada de decisões e a assertividade. Essas habilidades podem contribuir para relações melhores e mais produtivas com membros da família, colegas, amigos/as e parceiros/as românticos/as ou sexuais.

Saiba mais sobre a Educação em Educação Integral em Sexualidade com dois materiais educativos elaborados pela ONG Reprolatina

                               

Você também pode assistir os Webinares abaixo sobre EIS ou outros vídeos educativos no Canal Youtbe da Reprolatina:

              

Última atualização: janeiro de 2021


Compartilhe


Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web