Vivendo a Adolescência

Doença Inflamatória Pélvica (DIP)

O que é?

A Doença Inflamatória Pélvica (DIP) é um conjunto de sintomas causados pela subida de microrganismos da vagina até o colo do útero, trompas uterinas, ovários e estruturas da pelve. É uma das complicações mais importantes das IST porque provoca consequências sérias a longo prazo, incluindo infertilidade, gravidez ectópica (gravidez nas trompas) e dor crônica em baixo ventre.

Como se pega?

A maioria dos casos de DIP é causada por bactérias transmitidas por via sexual, sendo as principais a Chlamydia trachomatis e a Neisseria gonorrhoeae. Entretanto, em uma pequena parte dos casos a infecção não é adquirida por via sexual, mas pela contaminação da cavidade pélvica por bactérias intestinais.

Quais os sintomas?

Os principais sinais e sintomas são sangramento vaginal anormal em pouca quantidade (Spotting), dor na relação sexual, corrimento vaginal, dor no baixo ventre (pé da barriga), além de dor à mobilização do colo do útero ao toque vaginal. Também podem estar presentes sintomas gerais como febre e mal-estar.

Como se faz o diagnóstico?

O diagnóstico é clínica, por meio da história clínica e exame ginecológico, e é complementado por exames laboratoriais. 

 

Última atualização: 23/11/2020


Compartilhe


Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web