Vivendo a Adolescência

Direitos Humanos

Você já escutou alguma coisa sobre seus direitos?

Já ouviu falar sobre os direitos humanos?


Se não. É hora de conhecer um pouco mais sobre o assunto!
 

O que são direitos humanos?

Os direitos humanos nascem a partir das violações dos direitos, das desigualdades sócias, práticas de manipulação e extermínio de vidas, duas guerras mundiais entre outros fatos históricos que determinaram a criação da ONU no ano de 1945 com objetivo de “reafirmar a fé nos direitos humanos fundamentais e na dignidade e valor da pessoa humano”. 

Em 1948, final da segunda guerra mundial, é constituída a Declaração Universal dos Direitos Humanos, e a ONU convoca todos os países membros para se comprometerem a seguir e implementar em seus países os 30 artigos  que compõe a declaração. O Brasil é um dos países que assinou esse compromisso de defender e garantir esses direitos.

 

Vamos conhecer alguns desses direitos

Artigo I - Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.

Artigo II.1 - Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.

Artigo III - Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

Artigo XXV. 1 - Todo ser humano tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar-lhe, e a sua família, saúde e bem-estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência em circuns tâncias fora de seu controle
                     2 - A maternidade e a infância têm direito a cuidados e assistência especiais. Todas as crianças, nascidas dentro ou fora do matrimônio gozarão da mesma proteção social.

 

Clique na imagem para ler a Declaração completa dos Direitos Humanos

 

Já se passaram mais de 65 anos  desde que a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi proclamada, mas ainda é grande o desconhecimento por parte da população brasileira e mundial. Por isso, é tão importante conhecer e divulgar estes direitos para que mais pessoas (crianças, adolescentes, jovens e adultos) possam conhecer e exigir que seus direitos respeitados e garantidos.

 


Compartilhe


Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web