As gestantes devem ter as mesmas precauções para evitar a infecção pela COVID-19 que as outras pessoas. Você pode se proteger:
Os protocolos de testagem e elegibilidade variam de acordo com o local em que você mora. Contudo, as recomendações da OMS são que as gestantes com sintomas da COVID-19 devem ser priorizadas para testagem. Se tiverem COVID-19, elas podem necessitar de cuidados especializados.
Ainda não sabemos se uma gestante com COVID-19 pode transmitir o vírus para seu feto ou bebê durante a gravidez ou o parto. Até o momento, o vírus não foi encontrado em amostras do líquido amniótico ou leite materno.
Todas as gestantes, incluindo aquelas com confirmação ou suspeita de infecção pela COVID-19, têm o direito a cuidados de alta qualidade antes, durante e após o parto. Isso inclui cuidados pré-natal, neonatal, pós-natal e mental. Uma experiência de parto seguro e positivo inclui:
As gestantes com suspeita ou confirmação de infecção pela COVID-19 devem necessariamente serem submetidas ao parto cesariano?
Não. A OMS aconselha que o parto cesariano deve apenas ser utilizado quando clinicamente justificado. O modo do parto deve ser individualizado e baseado nas preferências das mulheres juntamente com as indicações obstétricas.
As mulheres infectadas pela COVID-19 podem amamentar?
Sim. As mulheres com COVID-19 podem amamentar se assim o desejem. Elas devem:
Posso tocar e segurar meu bebê se tenho COVID-19?
Sim. O contato próximo e a amamentação precoce, exclusiva ajudam no crescimento do bebê. Você deve ter apoio para:
Se você se sente muito debilitada para amamentar diretamente o seu bebê devido à COVID-19 ou outras complicações, você deve ter o apoio para fornecer leite materno ao seu bebê em um modo que seja possível, disponível e aceitável para você. Isso inclui:
Fonte: www.unasus.gov.br/noticia/oms-perguntas-e-respostas-sobre-covid-19-gravidezparto-e-amamentacao