Vivendo a Adolescência

Orientações e cuidados com a saúde mental durante a pandemia do COVID-19

ALGUMAS ORIENTAÇÕES PARA CUIDADOS COM A SAÚDE MENTAL DURANTE A PANDEMIA DO CIVID-19

  • É normal se sentir estressado por causa da pandemia. O estresse e as sensações associadas com esse quadro não significam que você não seja capaz de fazer o seu trabalho ou que seja uma pessoa fraca. O gerenciamento da sua saúde mental e o seu bem-estar psicossocial durante este momento é crucial para que você possa manter sua saúde física também.

  • Durante esse período de crise e estresse, preste atenção a seus sentimentos e demandas internas. Se você estiver muito ansioso/a, procure relaxar, faça exercícios de respiração e meditação.

  • Faça exercícios físicos, ao menos 30 minutos por dia em casa, mantenha uma dieta balanceada e tenha uma rotina para dormir e para acordar.

  • Mantenha rotinas e tarefas regulares sempre que possível e crie novas. Entre elas atividades diárias, limpeza, canto, pinturas e outras.

  • Mantenha o contato e converse com os entes queridos ainda que por telefone.

  • Evite formas errôneas de lidar com o estresse como o uso de tabaco, álcool ou outras drogas. Em longo prazo, eles pioram o seu bem-estar físico e mental.

  • Reduza a leitura ou o contato com notícias que possam causar ansiedade ou estresse. Procure informações e atualizações sempre de fontes fidedignas, uma ou duas vezes ao dia evitando o “bombardeio desnecessário” de informações.

  • Proteja a si próprio e apoie os outros, ajudando-os em seus momentos de necessidade. A assistência a outros nesse momento pode ajudar a quem recebe o apoio como a quem dá o auxílio. Solidariedade e empatia são fundamentais.

  • Cuide de você. Quem precisa continuar trabalhando fora de casa, tente utilizar métodos para lidar com a situação como fazer pausas e descansar entre os seus turnos de trabalho e até mesmo tirar um momento dentro do expediente.

  • Fale com seus filhos sobre a Covid-19 de forma honesta e apropriada à idade deles.  Se eles tiverem preocupações, o fato de falar sobre elas pode ajudar a baixar a ansiedade das crianças.

  • Se você ou alguém de sua família tem alguma doença ou síndrome, certifique-se de que seus medicamentos estejam disponíveis para uso. Caso necessário, fale com seu grupo de amigos para pedir ajuda.

  • Esteja preparado/a e informado/a, com antecedência, de como buscar ajuda, como chamar um taxi, ter comida entregue em casa ou pedir ajuda médica. E providencie medicamentos para duas semanas, caso necessário.

  • Se você lidera grupos, especialmente na saúde, assegure uma informação de qualidade e fidedigna para todo o pessoal da equipe. Faça uma rotação no pessoal das áreas mais estressantes para as menos estressantes. Coloque funcionários/as com menos experiência para trabalhar com os/as mais experientes. O sistema de apoio e boas relações entre colegas ajuda a melhorar o ambiente de trabalho, reduzir o estresse além de promover procedimentos seguros.

Fonte:Organização Mundial da Saúde


Compartilhe


Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web