Vivendo a Adolescência

COVID-19

COVID-19, faça sua parte!

A Reprolatina é uma ONG que há mais de 20 anos vem atuando pela melhoria da saúde sexual e reprodutiva e o exercício dos direitos sexuais e reprodutivos. Uma das ações de sua equipe de profissionais é dar apoio técnico para as equipes de saúde, educadores/as e a população em geral, em especial para adolescentes e jovens, oferecendo capacitação e informações atualizadas e com base em evidências científicas.. 

Devido à pandemia da COVID-19, a Reprolatina abriu um espaço especial sobre a COVID-19, que inclui informações atualizadas e baseadas em evidência científica, que seguem as recomendações do Ministério da Saúde, da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), da Organização Mundial da Saúde (OMS), e de outros organismos internacionais..

 

O que é o Coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias, entre essas infecções está a nova doença infecciosa chamada de COVID-19.

O que é COVID-19?

COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo novo coronavírus, identificado pela primeira vez em dezembro de 2019, em Wuhan, na China.

Como o coronavírus é transmitido?

A transmissão acontece de uma pessoa infectada para outra ou por contato próximo por meio de:

  • Toque do aperto de mão (principal forma de contágio);

  • Gotículas de saliva;

  • Espirro;

  • Tosse;

  • Catarro;

  • Objetos ou superfícies contaminadas como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos e teclados de computador etc., seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Uma pessoa pode transmitir o coronavírus mesmo sem apresentar sintoma?

Sim, pode transmitir. Pelos dados apresentados até momento, o período de tempo entre a infecção do ser humano pelo vírus e o início dos sintomas da doença (incubação do vírus) pode variar de 1 a 14 dias. Durante esse tempo, o vírus tem capacidade de transmissão.

Quais são os sintomas de alguém infectado com COVID-19?

Os sintomas mais comuns são:

  • Febre;

  • Tosse;

  • Dificuldade para respirar;

  • Outros sintomas gripais

Se aparecerem os sintomas ligue para 136 ou procure um posto de saúde.

Como é feito o diagnóstico do COVID-19?

A partir da coleta de amostras de secreções respiratórias da boca, nariz ou garganta de pacientes considerados suspeitos, são realizados testes baseados em técnicas de biologia molecular.

 

Acesse outras perguntas e respostas e informações no menu ao lado esquerdo da nossa página, ou visitando os seguintes sites:

Ministério da Saúde / Coronavírus

Organização Pan-Americana de Saúde - OPAS/OMS


Compartilhe


Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web