Vivendo a Adolescência

COVID-19

COVID-19, faça sua parte!

A Reprolatina é uma ONG que há mais de 20 anos vem atuando pela melhoria da saúde sexual e reprodutiva e o exercício dos direitos sexuais e reprodutivos. Uma das ações de sua equipe de profissionais é dar apoio técnico para as equipes de saúde, educadores/as e a população em geral, em especial para adolescentes e jovens, oferecendo capacitação e informações atualizadas e com base em evidências científicas.. 

Devido à pandemia da COVID-19, a Reprolatina abriu um espaço especial sobre o tema, com informações atualizadas e baseadas em evidências científicas, que seguem as recomendações do Ministério da Saúde (MS), da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), da Organização Mundial da Saúde (OMS), e de outros organismos internacionais.

O que é o novo Coronavírus?

O novo Coronavírus pertence a uma família de vírus que causa infecções respiratórias e entre essas infecções está a nova doença infecciosa chamada de COVID-19 (CO=Corona, VI=Vírus, D=Doença, 19=o ano em que a doença foi identificada).

O que é COVID-19?

COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo novo coronavírus, identificado pela primeira vez em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, na China.

Como o coronavírus é transmitido?

A transmissão respiratória direta, de pessoa a pessoa, é o principal meio de transmissão do coronavírus. A transmissão acontece principalmente por meio de:

  • Contato a curta distância com uma pessoa contaminada, (ou seja, dentro de aproximadamente dois metros) via partículas respiratórias;

  • Liberação do vírus nas secreções respiratórias quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala;

  • A infecção também pode ocorrer se as mãos de uma pessoa estiverem contaminadas por essas secreções, ou por tocar em superfícies contaminadas e depois tocarem seus olhos, nariz ou boca; entretanto, atualmente, não se considera que este tipo de contaminação seja uma das principais vias de transmissão.

Uma pessoa pode transmitir o coronavírus mesmo sem apresentar sintomas?

Sim, pode transmitir. Pelos dados apresentados até momento, o período de tempo entre a infecção do ser humano pelo vírus e o início dos sintomas da doença (incubação do vírus) pode variar de 1 a 7- 10 dias. Durante esse tempo, o vírus pode ser transmitido. Uma certa proporção de pessoas infectadas pelo vírus não apresentam sintomas, mas também podem transmitir o vírus.

Quais são os sintomas de alguém infectado com COVID-19?

Os sintomas mais comuns são:

  • Febre;

  • Tosse;

  • Outros sintomas gripais

  • Dificuldade para respirar; (não é muito frequente, mas é um sinal de que a doença é de intensidade moderada ou grave).

  • Outros sintomas: diarreia, náuseas e vômitos, perda de olfato, perda de paladar, cansaço.

  • Se tiver algum desses sintomas ligue para 136 ou procure um posto de saúde.

Como é feito o diagnóstico da COVID-19?

A partir da coleta de amostras de secreções respiratórias da boca, nariz ou garganta de pacientes considerados suspeitos, são realizados testes baseados em técnicas de biologia molecular. Existem vários tipos de testes sendo que alguns oferecem resultado poucas horas depois de realizados, porém esses não são muito confiáveis.

Acesse outras perguntas e respostas e informações no menu ao lado esquerdo da nossa página, ou visitando os seguintes sites:

Ministério da Saúde / Coronavírus

Organização Pan-Americana de Saúde - OPAS/OMS


Compartilhe


Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web