Vivendo a Adolescência

Corrimentos Vaginais

O que é?

É uma infecção causada por fungos ou bactérias.

Lembre-se:

A vagina não é completamente seca. Diariamente o organismo feminino produz secreções para lubrificar a vagina durante a relação sexual e protegê-la de outras bactérias.

Essa secreção normal é composta de líquidos, algumas bactérias protetoras, naturais do corpo, e muco cervical (secreção produzida no colo do útero). Ela é branca ou transparente, não tem cheiro ruim e a quantidade pode variar de mulher para mulher, costuma aumentar no período fértil, nos dias mais quentes e com a excitação sexual. Então, nem sempre o corrimento vaginal é sinal de uma IST.

O que pode causar um corrimento anormal?

  • Infecção por bactérias, vírus e fungos.

  • Aumento ou diminuição dos hormônios.

  • Uso de vestuário inadequado ou absorvente fora do período menstrual.

  • Falta de higiene e/ou excesso de higiene no local.

  • Irritação, alergia.

  • Estresse (cansaço), fatores emocionais.

Quais os sintomas?

Corrimento amarelado, acinzentado ou esverdeado, mau cheiro (especialmente após a relação sexual ou menstruação), queimação ou ardor, dor na relação sexual, coceira.

Como se faz o diagnóstico?

Por meio de exames ginecológicos feito pelo/a ginecologista e/ou do exame da secreção vaginal feito no laboratório

Última atualização: 23/11/2020


Compartilhe


Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web