Vivendo a Adolescência

1ª consulta do menino

Chegou a hora de se consultar!

A adolescência, como todo mundo diz, é uma fase cheia de mudanças e é nessa fase que começamos a prestar mais atenção no nosso corpo. Começamos a cuidar mais do nosso corpo sem precisar de outras pessoas para dizer o que fazer, mas começamos também a ter muitas dúvidas sobre esse corpo novo, diferente e sobre como cuidar dele.

Uma das principais dificuldades de nós, adolescentes homens, é procurar um médico para verificar como está o desenvolvimento do nosso corpo, por exemplo. Pensando nisso pesquisamos e escrevemos aqui as principais informações sobre a consulta andrológica do menino e sua importância esclarecer nossas dúvidas, cuidar da nossa saúde e perder o medo de procurar um serviço de saúde.

 

O que é consulta andrológica?

A consulta andrológica abrange todos os problemas do aparelho genital e urológico masculino. Nos adolescentes, os primeiros exames médicos geram ansiedade e grande expectativa. O médico deve esclarecer todas as etapas da consulta e do exame físico, além de informar sobre o direito ao sigilo, da possibilidade de ser atendido sem a presença dos pais ou responsáveis e solicitar sempre o consentimento verbal para realização do exame físico.

Caso você solicite, outro profissional de saúde ou mesmo alguém da sua família, pode estar presente durante a consulta e o exame físico. Embora muitas vezes é neste momento que podem surgir várias dúvidas ou preocupações que você queira conversar somente com o/a profissional médico/a.

 

Quais são as etapas da consulta andrológica?

Consiste basicamente em duas etapas:

1. Anaminese: Etapa onde o médico vai conhecer o histórico da sua saúde com intuito de conhecer o(s) motivo(s) da consulta.

2. Exame Físico: O exame físico consiste em duas etapas:

a)  Realização de um exame físico geral no corpo, com destaque para o estágio de desenvolvimento puberal (fases da adolescência) em que o adolescente se encontra, onde são examinados o crescimento dos pêlos nas axilas e no genital, assim como o tamanho dos testículos e do pênis.

b)  Realização de exame detalhado dos órgãos genitais masculinos externos, avaliando todas as características destes órgãos, além de possibilitar a identificação de possíveis problemas, entre eles:

Fimose: dificuldade de expor a glande do pênis.

Hipospádia: Meato uretral (orifício da uretra) localizado na face ventral do pênis.

Criptorquidia: Quando os testículos não estão localizados na bolsa escrotal.

Doença sexualmente transmissível;

Infecção da glande e do prepúcio: relacionado à má higiene ou à masturbação;

Orquite: inflamação de um ou ambos os testículos;

Epididimite: inflamação ou infecção do epidídimo;

Torção do cordão espermático, que é uma urgência urológica que põe em grave risco a fertilidade do adolescente, e tem indicação cirúrgica imediata;

Hidrocele: acúmulo de líquido no saco escrotal, conseqüência de uma epididimite, orquite ou de um trauma;

Hematocele: presença de sangue na bolsa escrotal, causada na maioria das vezes por traumatismos;

Varicocele: varizes que aparecem na bolsa escrotal, assintomático na maioria dos casos, presente em 15% das consultas de rotina;

Hérnia inguinal ou inguinoescrotal. 

 

 

O que é Ginecomastia?

A ginecomastia ocorre quando há um desequilíbrio entre dois hormônios (estrógeno e andrógeno), sendo que este aumento pode ser:

  • Fisiológico - Quando ocorre no nascimento, durante a adolescência ou na senilidade (processo do envelhecimento)
  • Patológico - Podendo ser causado por:
    • Uso de medicamentos, hormônios exógenos ou anabolizantes;

    • Uso de drogas em geral (maconha, heroína, anfetaminas e abuso de álcool);

    • Doenças crônicas;

    • Doenças genéticas;

    • Doenças genitais (varicocele, orquite etc);

    • Tumores.

Também faz parte da consulta andrológica a orientação sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST, HIV/AIDS, sendo que caso o motivo da consulta seja esse, o(a) profissional deve assegurar o sigilo profissional, alem de todas as orientações e processos necessários neste caso.

 

Cuidar da sua saúde é um direito seu, exerça-o!


Compartilhe


Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web