Vivendo a Adolescência

Condiloma HPV

O que é?

É uma infecção genital causada pelo vírus H.P.V. (Papilomavírus humano), conhecida popularmente como “crista de galo". O Codiloma é caracterizado por verrugas ou manchas (brancas ou escuras) nos órgãos genitais.

Como pega?

Por meio de qualquer tipo de atividade sexual com uma pessoa infectada; excepcionalmente pode ser transmitido para o bebê o parto. Outras formas de transmissão são raras.

Quais os sintomas?

Em geral, em ambos os sexos, aparecem verrugas na região genital. Algumas vezes, a lesão pode se apresentar como manchas no colo do útero e vagina da mulher, e na uretra do homem. Se a mulher não procurar tratamento, dependendo do tipo de vírus, ela pode desenvolver câncer do colo do útero depois de alguns anos. Por isso, procure um serviço de saúde em caso de suspeita de HPV.

Quanto tempo demora para aparecerem os sintomas?

Não dá para saber, já que o vírus pode ficar "incubado" (dormindo) no corpo por tempo indeterminado. A lesão pode aparecer dias ou anos após o contato com o vírus.

Como se faz o diagnóstico?

Por meio de exames clínicos e laboratoriais.

Vacinação para a prevenção contra o HPV

A vacina para proteger o HPV é segura, eficaz e a principal forma de prevenção contra quatro tipo de HPV (6, 11, 16, 18), que são os mais comuns relacionados ao câncer de colo de útero. A imunização ajuda a prevenir o aparecimento desse tipo de câncer, que é a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no país. Ela é considerada mais eficaz quando as/os adolescentes são vacinadas/os antes do primeiro contato sexual. No Brasil, a vacina quadrivalente (que protege contra quatro tipos de HPV) está disponível na rede pública para meninas entre 9 e 14 anos, meninos entre 11 e 14 anos e para pessoas com algumas doenças. Se você ainda não tomou a vacina, procure uma unidade de saúde e se informe!

Última atualização: 19/11/2020


Compartilhe


Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web