Vivendo a Adolescência

SEJA UM CRAQUE COM A SUA SAÚDE, NÃO USE CRACK

 SEJA UM CRAQUE COM A SUA SAÚDE, NÃO USE CRACK.

O que é o crack?

O crack tem a mesma origem da cocaína, concentra os mesmos princípios ativos, mas gera efeitos distintos. É uma droga em forma de “pedra” branca ou amarelada que provoca efeitos mais rápidos e intensos do que a cocaína em pó.

Quais são os efeitos do crack?

Inquietação mental e física, insônia, aumento da temperatura corporal, da pressão arterial, da frequência respiratória e cardíaca, além de suor excessivo, tremores, tiques, contrações musculares involuntárias, dilatação da pupila e inibição do apetite. Como o usuário muitas vezes deixa de se alimentar, ele acaba perdendo peso e as defesas do organismo ficam fragilizadas, aumentando as chances de surgirem outras doenças.  A pessoa sob o efeito do crack aumenta o risco de praticar sexo inseguro, aumentando as chances de uma gravidez não planejada e contrair uma DST/HIV-Aids.

Como o crack age no organismo?

Enquanto a cocaína em pó, depois de aspirada, leva cerca de 15 minutos para chegar ao cérebro e fazer efeito, a chegada do crack ao sistema nervoso central é quase imediata: de 8 a 15 segundos, em média. É por esta razão que o crack pode ocasionar dependência mais rapidamente.


O que fazer quando alguém começa a usar crack?

Quanto mais rápido o/a usuário/a for auxiliado, maior a chance de recuperação. Com o uso contínuo, mesmo em poucas doses, o crack já causa dependência e deixa a saúde bastante debilitada. Você pode ter mais orientações e saber onde procurar ajuda na sua região, através do número 132 (VivaVoz).


Fonte:
http://www2.brasil.gov.br/crackepossivelvencer/home


Compartilhe


Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2013.

Desenvolvido pela S3Web