Vivendo a Adolescência

Programa Brasil sem Homofobia


Você conhece o Programa Brasil sem Homofobia?

O Programa Brasil Sem Homofobia foi lançado em 2004, a partir de uma série de discussões entre o Governo Federal e a sociedade civil organizada (Organizações Não-Governamentais, entre outras), com o objetivo de promover a cidadania e os direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), a partir da equiparação de direitos e do combate à violência e à discriminação.
 

O Programa é constituído de diferentes ações voltadas para:

  • O apoio a projetos de fortalecimento de instituições públicas e não-governamentais que atuam na promoção da cidadania LGBT e/ou no combate à homofobia;

  • A capacitação em direitos humanos para profissionais e representantes do movimento LGBT que atuam na defesa de direitos humanos;

  • A disseminação de informações sobre direitos, de promoção da auto-estima LGBT; incentivo à denúncia de violações dos direitos humanos da população LGTB.

O Programa busca o reconhecimento e a reparação da cidadania da população LGBT, compreendendo como uma parcela relevante da sociedade brasileira que possui menos direitos por razão ligadas ao preconceito e a discriminação por sua orientação sexual e identidade de gênero, além dos preconceitos e das discriminações por raça, etnia, gênero, idade, deficiência física, credo religioso ou opinião política.

Não podemos compartilhar que a sociedade brasileira seja justa, igualitária, democrática e tolerante se ela não combater todas as formas de preconceito e discriminação existentes em seu meio. Por isso, a importância de contribuir para a construção de uma cultura de paz estimulando o respeito a todas as diferenças. Neste sentido, o Programa Brasil Sem Homofobia, representa um marco histórico e importante, pois volta-se para as necessidades e reivindicações da população LGBT, propondo estratégias claras de combate a discriminação e o preconceito em razão da orientação sexual e da identidade de gênero.
 

Clique na imagem para ler o documento completo


Compartilhe


Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web