Vivendo a Adolescência

Menu

ANTICONCEPÇÃO

 ANTICONCEPÇÃO

Eu quero saber como faço para usar um método de prevenção?

Você deve buscar informações no posto de saúde mais perto da sua casa onde pode ser atendida por médico ou enfermeira. Você tem direito a escolher e receber o método que melhor se adapte para você. Pode consultar sem sua mãe. Também pode consultar médico ginecologista se você tem convênio de saúde.

 

ANTICONCEPÇÃO DE EMERGÊNCIA
PÍLULA DO DIA SEGUINTE

Tomei a pílula do dia seguinte depois que a camisinha estourou para não engravidar, mas estou preocupada porque escutei que ela é abortiva

Não, a Pílula do dia seguinte, ou seja, a Anticoncepção de Emergência não é abortiva.  Ela atua evitando a fecundação.

 

Qual a porcentagem ou chance de uma pessoa que usou a pílula do dia seguinte tem de engravidar?

A eficácia da Anticoncepção de Emergência é alta.  Se a mulher tem só uma relação nesse ciclo e toma a pílula antes de completar 3 dias da relação, a chance de ficar grávida dessa relação é menos de 2%.  A chance de ficar grávida é menor quanto antes tomar a pílula.  Depois de 5 dias não evita a gravidez.

 

CAMISINHA MASCULINA E FEMININA

Porque a mulher virgem na primeira relação sexual não pode usar camisinha feminina?

Esse é um mito, a mulher pode sim usar a camisinha na primeira e em todas as suas relações sexuais.

 

É mais seguro o homem usar a camisinha masculina e a mulher a camisinha feminina durante a mesma relação sexual?

Não, numa relação sexual só o homem ou a mulher deve usar a camisinha.  Se o homem e a mulher usam na mesma relação aumenta o risco de que estoure a camisinha ou saia do lugar.

 

Estava transando com minha namorada e a camisinha estourou, isso pode acontecer?

Sim, isso pode acontecer principalmente se a camisinha foi colocada de forma errada ou durante a colocação ficou com ar dentro. Veja aqui no portal (Saiba mais sobre) como usar corretamente a camisinha masculina.

 

A camisinha masculina previne uma gravidez se eu usar só ela na relação sexual?

Sim, a camisinha é o único método que oferece dupla proteção, protege das DST e previne de uma gravidez não planejada.  

 

Preciso usar a camisinha no sexo oral?

Sim, use a camisinha em todas as relações sexuais, vaginais, anais e orais, pois só ela previne das DST e de uma gravidez não planejada.

 

DIU – DISPOSITIVO INTRAUTERINO

O que é DIU?

É um dispositivo de plástico, em forma de T, com cobre em sua porção vertical e horizontal, de mais ou menos 3 cm que é colocado dentro do útero da mulher para evitar uma gravidez. Para usar o DIU a mulher deve procurar o posto de saúde.  Deve ser colocado por um médico capacitado.

 

INJEÇÃO MENSAL

A partir de quantos dias depois que eu tomei a injeção mensal já estou me prevenindo de uma gravidez?

Se você tomou a injeção nos primeiros dias do seu ciclo menstrual, a injeção já te protege desde o primeiro dia de uso.

 

INJEÇÃO TRIMESTRAL

Tenho 15 anos e quero saber se já posso usar a injeção trimestral para não engravidar?

Sim, é um direito das adolescentes usarem um método anticoncepcional para se prevenirem, incluindo a injeção trimestral.

 

Estou usando a injeção trimestral já tem seis meses, e a minha menstruação desceu somente uma vez depois que comecei a usar a injeção, é normal?

Sim, uma das características da injeção trimestral é que pode suspender a menstruação, ou seja, a mulher pode parar de menstruar enquanto estiver usando corretamente a injeção trimestral.  Isso é normal e o importante é seguir tomando a injeção a cada três meses sem se preocupar se sangra ou não.

 

Baixei um aplicativo da tabelinha no meu celular para saber meu período fértil e não engravidar, mas uma amiga minha falou que a tabelinha não é um método seguro, é verdade?

Sim, a tabelinha não está entre os métodos anticoncepcionais de maior eficácia, como a pílula e a injeção, por exemplo.  

 

PÍLULA COMBINADA

Comecei a ter relações sexuais recentemente com meu namorado, e quero começar a usar a pílula, mas a minha mãe não pode ficar sabendo, o que devo fazer?

Tente conversar com a sua mãe.  Talvez ela consiga entender que você precisa. Se não for possível, procure um médico no posto de saúde para poder receber as informações sobre a pílula e outros métodos, como a injeção que talvez fosse melhor no seu caso. Use também a camisinha para se prevenir das DST/HIV-Aids.

Tomei o comprimido da pílula a noite e sai para uma festa e durante a festa tomei algumas bebidas alcoólicas, pode ter cortado o efeito da pílula?

Não, o uso de álcool não interfere no efeito anticoncepcional da pílula.


Compartilhe


Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2013.

Desenvolvido pela S3Web