Vivendo a Adolescência

PAPO RETO

Perguntas e Respostas

Perguntas e Respostas sobre Anticoncepção

DIREITO DE ESCOLHA

1. Qual o melhor método anticoncepcional ?

O melhor método é sempre o que você escolher, levando-se em conta seu projeto de vida, sua preferencias e suas condições de saúde, ou seja, os critérios médicos de elegibilidade da OMS.

PÍLULA DE EMERGÊNCIA

1. O que é a pílula de emergência?

É uma pílula que se toma até 5 dias depois de uma relação sexual desprotegida para evitar uma gravidez.

2. A pílula do dia seguinte é a mesma coisa que a pílula de emergência?

Sim, as pessoas a chamam de pílula do dia seguinte, mas é um nome que não deve ser usado porque sugere que a pílula de emergência deve ser tomada somente no dia seguinte a uma relação sexual desprotegida.  A pílula de emergência pode ser utilizada até 5 dias depois de uma relação sexual desprotegida, embora ela seja mais eficaz quanto menos tempo passar entre a relação sexual e a tomada da pílula.

3. A pílula de emergência é abortiva?

Não. Está comprovado cientificamente que a pílula de emergência não tem nenhum efeito se a mulher já estiver grávida.

4. Transei com meu namorado sem camisinha e ele ejaculou dentro. Tomei a pílula do dia seguinte, corro risco de engravidar?

O risco é baixo, mas você deve saber que essa é uma pílula que deve ser usada somente em caso de emergência.

5. Em que situações deve ser usada a pílula de emergência?

A pílula de emergência deve ser usada por qualquer mulher adolescente ou adulta que foi vítima de estupro. Também deve ser usada se a camisinha estourar; em caso de esquecimento da pílula ou se ocorrer uma relação sexual sem proteção.   

6. Se um ou dois dias depois de tomar a pílula de emergência tenho relação sem proteção, devo tomar a pílula outra vez ou estou protegida com a que já tomei?

A pílula de emergência deve ser tomada depois de cada encontro sexual.  Para uma relação, ainda que seja o dia seguinte, deve tomar a pílula novamente.

PÍLULA

1. Nos dias de descanso entre uma cartela e outra de pílula, se eu transar, corro o risco de ficar grávida?

O risco de engravidar com a pílula é muito baixo. A mulher que toma a pílula corretamente está protegida também durante os sete dias de descanso.

2. Ontem esqueci de tomar a pílula e só lembrei que não tinha tomado hoje! Quando fui tomar a de hoje, tomei as duas (a que eu esqueci e a de hoje juntas). Ainda estou protegida?

Está protegida e tomou a decisão certa. Isso é o que tem que ser feito quando se esquece de tomar uma pílula.

3. A pílula deve ser tomada todos os dias no mesmo horário?

Não, a pílula pode ser tomada em diferentes horários do dia e terá a mesma eficácia. Entretanto, é útil tomar no mesmo horário para não esquecer e porque alguns efeitos colaterais podem ser reduzidos com a tomada diária no mesmo horário.

4. Se tomo pílula por um período longo, vou ter problemas para engravidar depois?

Não, a pílula não atrasa e nem prejudica o retorno da fertilidade. A mulher tem as mesmas chances de engravidar que tinha antes de usar a pílula.

5. A pílula previne uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) incluindo o HIV-Aids?

A pílula não previne as IST/HIV-Aids, por isso é importante que a mulher use a pílula e o homem use a camisinha.

6. Posso usar a mesma pílula que minha amiga usa?

Antes de usar a pílula é importante que você procure um serviço de saúde para receber a orientação de um/a profissional de saúde. Cada mulher deve responder algumas perguntas sobre a sua saúde para saber se a pílula ou o método escolhido pode ser usado com segurança para sua saúde. Isto se chama critérios médicos de elegibilidade.

CAMISINHAS

1. Não tomo pílula. Quero transar com meu namorado, posso ficar tranquila usando apenas a camisinha?

A camisinha quando usada corretamente oferece dupla proteção: previne uma gravidez e as IST/HIV-Aids. Mas, nenhum método é 100% eficaz.  A camisinha quando usada corretamente, apenas 2 de cada 100 mulheres, cujos parceiros usam preservativos, engravidam no primeiro ano de uso.  

2. Começar a fazer sexo sem camisinha e no meio da relação pôr a camisinha, tem risco de engravidar?

Tem risco, porque eventualmente o homem pode perder o controle e ejacular antes de colocar a camisinha. Além disso, usada dessa forma não protege contra infecções. 

3. Eu e meu namorado podemos usar a camisinha masculina e feminina ao mesmo tempo para ser mais seguro?

Você nunca deve usar a camisinha masculina junto com a camisinha feminina, pois o risco de uma delas estourar é maior.

4. Posso usar mais de uma camisinha para ficar protegido?

Você nunca deve usar duas camisinhas ao mesmo tempo, nem a camisinha masculina junto com a feminina, pois o risco delas estourarem é maior.

5. Quais métodos protegem das IST/HIV-Aids?

Os únicos métodos que protegem contra as IST/HIV-Aids são as camisinhas masculina e feminina.

6. O que é a dupla proteção?

É a proteção de uma gravidez e de uma IST/HIV-Aids

7. Que método oferece dupla proteção?

A camisinha masculina e feminina oferecem dupla proteção, protegendo de uma gravidez não planejada e das IST/HIV-Aids.

DISPOSITIVO INTRAÚTERINO - DIU

1. Queria usar o DIU, mas falaram que como nunca tive filhos, não posso usar, é verdade?

Não é verdade. Uma mulher que nunca teve filhos pode usar o DIU com cobre ou o DIU com hormônio.   

2. O DIU pode sair do útero da mulher e se deslocar para outras partes do corpo?

Não há risco dele se deslocar para outras partes do corpo. Há um risco do DIU ser expulso (sair para fora através da vagina), mas esse risco é muito baixo.

3. O DIU deve ser colocado somente durante a menstruação?

Não. O DIU pode ser inserido em qualquer momento do ciclo menstrual. Em geral, se coloca durante a menstruação para se ter certeza de que a mulher não está grávida.

4. Adolescentes também podem usar DIU?

Sim, o DIU também pode ser usado por adolescentes com ou sem filhos. Mas a o igual que outros métodos, o médico ou a enfermeira precisam fazer algumas perguntas sobre a saúde para definir se pode ser usado com segurança.

INJEÇÃO

1. Eu gostaria de usar a injeção de 3 meses e me falaram no Posto que não é permitida para adolescentes. Isso é verdade?

Segundo a OMS, a injeção de 3 meses é um método anticoncepcional de alta eficácia que pode ser usada por adolescentes.

2. Qual a diferença entre a injeção mensal e a trimestral?

A principal diferença entre a injeção mensal e a trimestral é o tipo de hormônio. O injetável mensal tem dois tipos de hormônio: estrogênio e progestogênio e se toma uma vez por mês. A injeção trimestral tem só um tipo de hormônio: progestogênio e se toma a cada 3 meses. Por ter somente um tipo de hormônio essa última altera as menstruações, mas isto não prejudica a saúde.

LAM

1. É verdade que durante a amamentação não corro o risco de engravidar novamente?

Depende, porque o método da lactação e amenorreia (LAM) é eficaz se forem cumpridas três condições: usar até no máximo 6 meses após o parto; a menstruação não tenha retornado; e que você esteja em amamentação exclusiva. 

ANEL VAGINAL

1. Uso o anel vaginal, mas, às vezes, sinto um cheiro ruim e parece que ele está molhado, posso retirá-lo para enxugá-lo?

Sim, pode enxaguar o anel e recolocar imediatamente. Ficar sem anel aumenta o risco de gravidez.   O anel, sempre que esteja dentro da vagina estará úmido. Não precisa secá-lo depois do enxague.

IMPLANTES SUBDERMICOS

1. Uma amiga disse que o implante pode se deslocar pelo corpo da mulher ou sair do braço, é verdade?

O implante subdérmico não se desloca pelo corpo da mulher, ele permanece no local onde foi inserido até que seja removido. Raramente, o implante pode sair do braço, isto pode ocorrer logo depois da colocação. Neste caso, deve-se consultar o médico.   

LAM

A laqueadura de trompas pode ser revertida se a mulher desejar engravidar?

Geralmente não. A laqueadura de trompas ou esterilização feminina é considerada um método permanente. Somente deve fazer a laqueadura quem não deseje ter mais filhos.    

VASECTOMIA

A vasectomia provoca perda do desempenho sexual do homem?

Não.  A função da vasectomia é impedir que os espermatozoides saiam na ejaculação para impedir uma gravidez e não afeta a função sexual do homem.

Mais informações, visite o site www.anticoncepcao.org.br

Última atualização: março 2021


Compartilhe


Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web