Vivendo a Adolescência

Anel vaginal combinado

 Anel vaginal combinado

O que é?

É um anel de plástico flexível e transparente, que contém dois hormônios (estrogênio e progestogênio) iguais aos da pílula oral combinada. Esses hormônios são absorvidos através da mucosa vaginal em doses baixas e constantes.

Cabe ao/à profissional de saúde informar, realizar a orientação e verificar os critérios médicos de elegibilidade, para saber se a mulher (adolescente, jovem ou adulta) pode ou não usar esse método anticoncepcional com segurança para a sua saúde, caso tenha sido de sua escolha.

Como funciona?

O anel vaginal funciona igual a um anticoncepcional oral combinado (pílula), portanto ele evita a ovulação, ou seja, impede a saída do óvulo dos ovários. Se não tem óvulo, não pode ocorrer a gravidez.

Além disso, ele também engrossa o muco cervical dificultando a passagem dos espermatozoides.

Como se usa?

O anel vaginal vem em embalagens esterilizadas contendo um anel. O esquema recomendado de uso é colocar o anel e deixá-lo na vagina por 21 dias. Completados os 21 dias de uso, a mulher deve retirar e descartar o anel, ficar sem o anel por sete dias, e depois colocar um novo anel. Durante esses sete dias de intervalo sem o anel a mulher pode ter relações normalmente porque estará protegida de uma gravidez.  

Se para iniciar o uso do anel como método anticoncepcional, a mulher colocou o anel nos primeiros 5 dias do ciclo menstrual, já estará protegida com alta eficácia desde o primeiro ciclo de uso.

O anel é fácil de colocar na vagina e basta introduzi-lo até o fundo da forma como mostra a ilustração.

Para a colocação do anel, a mulher deve escolher a posição que seja mais confortável:

Qual é a eficácia?

O anel apresenta uma taxa de falha de 0,4 a 1,2%, ou seja, de cada 1.000 mulheres (adolescentes, jovens e adultas) que usam o anel vaginal no período de um ano, de 4 (quatro) a 12 (doze) mulheres podem engravidar.

Quais são os efeitos colaterais?

Algumas mulheres, durante o uso do anel, podem apresentar:

  • Alterações no padrão de sangramento, incluindo sangramento menos intenso e de menor duração, sangramento irregular ou falta de menstruação.

  • Dor de cabeça.

  • Náuseas. 

  • Leve sensibilidade mamária.

  • Alterações do peso (pode aumentar ou diminuir, mas em geral não altera.).

  • Alterações do humor.

  • Acne.

Última atualização: junho 2021


Compartilhe


Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web