Vivendo a Adolescência

A Reprolatina

A Reprolatina – Soluções Inovadoras em Saúde Sexual e Reprodutiva é uma ONG, sem fins lucrativos, fundadapor Francisco Cabral y Margarita Díaz em 28 de maio de 1999, localizada em Campinas, SP, que desenvolve ações inovadoras estratégicas em prol da melhoria da qualidade da saúde sexual e reprodutiva (SSR) de mulheres, homens (adolescentes, jovens e adultos) das populações menos favorecidas da América Latina. Trabalhando em parceria com instituições públicas (federais, estaduais e municipais) e privadas, contribui para a criação e fortalecimento de competências técnicas locais sustentáveis que consolidem os ideais de promoção da saúde, dos direitos sexuais e direitos reprodutivos de mulheres e homens e a igualdade de gênero.

A equipe multidisciplinar da instituição atua na realização de pesquisas, elaboração de currículos de capacitação e de materiais educativos realizando ações de promoção e defesa dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos. Desde 1999, a Reprolatina tem atuado como facilitadora e capacitadora, colaborando com os sistemas públicos de saúde, com as comunidades locais e outras instituições públicas e privadas, para facilitar a construção de competências técnicas locais que permitam a implementação das Políticas Públicas de educação integral em sexualidade e de saúde sexual e reprodutiva. Além disso, para desenvolver essas competências técnicas locais, a estratégia educacional inovadora da Reprolatina segue o pensamento de Paulo Freire com uma metodologia de educação libertadora que visa o empoderamento pessoal e profissional, a aquisição de habilidades e conhecimentos com base em evidências científicas e a mudança cultural e social desde uma perspectiva de gênero e de desenvolvimento organizacional.

A Reprolatina é uma instituição parceira do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA-LACRO) para dar apoio técnico em saúde sexual e reprodutiva aos países da América Latina e Caribe. Também é parceira estratégica de UNFPA-Honduras para dar apoio técnico ao país em sua meta de diminuir a gravidez na adolescência, construindo as competências técnicas locais para implementar serviços de saúde amigáveis para adolescentes considerando os padrões globais de qualidade da OMS e para contribuir com a agenda 2030 e com o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU.

A Missão:

  • Planejar e executar pesquisas nas áreas da sexualidade, da saúde e dos direitos sexuais e reprodutivos.

  • Idealizar, desenvolver, implementar e avaliar projetos, visando modelos inovadores para a melhoria da qualidade da saúde, da saúde sexual e da saúde reprodutiva, incorporando a participação comunitária como elemento fundamental.

  • Prestar assistência técnica e fornecer suporte educacional e capacitação a instituições públicas e privadas nas áreas da sexualidade, da saúde, saúde sexual e da saúde reprodutiva.

  • Idealizar, desenvolver e implementar programas e atividades de advocacy na defesa dos direitos sexuais e reprodutivos e da equidade de gênero.

Os princípios e valores da Instituição são:

  • Direitos Humanos

  • Direitos Sexuais e Reprodutivos

  • Equidade

  • Participação

  • Inovação

  • Qualidade

  • Competência

  • Responsabilidade

  • Ética

  • Trabalho em equipe

 

REPROLATINA - Soluções Inovadoras em Saúde Sexual e Reprodutiva

Fone/fax: (19) 3289-1735

reprolatina@reprolatina.org.br

www.reprolatina.org.br

www.adolescencia.org.br

www.anticoncepcao.org.br


Compartilhe


Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web