Vivendo a Adolescência

17 de maio Dia Internacional do Combate à Homofobia 17/05/2017

 

O dia 17 de Maio é o Dia Internacional de Combate à Homofobia porque, em 17 de maio de 1990 a Assembleia Mundial da Saúde, órgão máximo da Organização Mundial da Saúde (OMS), retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças. A homossexualidade não é doença, as pessoas podem ter desejo sexual por pessoas de sexo diferente ao seu (heterossexualidade), por pessoas dos dois sexos (bissexualidade) ou por pessoas do mesmo sexo (homossexualidade). Isto é o que se chama orientação sexual. E é normal ter uma orientação sexual homossexual, bissexual ou heterossexual e todas as pessoas têm o direito de expressar a sua orientação sexual. O que não é normal é ser discriminado/a ou sofrer violência por causa da orientação sexual, isto se chama homofobia.      

A homofobia, então, é um conjunto de emoções negativas tais como aversão, desprezo, ódio, desconfiança, desconforto ou medo, que costumam produzir ou vincular-se a preconceitos e mecanismos de discriminação e violência contra pessoas homossexuais, bissexuais e transgêneros, em especial, travestis e transexuais.  

Esse preconceito ainda é muito presente no Brasil, que é o país com a maior porcentagem de assassinatos homofóbicos no mundo. 

Com certeza na sua escola você já presenciou ou fez parte de algum ato homofóbico contra algum ou alguma colega, (xingamentos, chacotas, agressões físicas, piadas) sem pensar nos sentimentos da pessoa que estava sendo agredida ou xingada. Atos homofóbicos ferem os direitos sexuais garantidos por lei, e devemos lutar contra eles para que a intolerância acabe e para que todos e todas possam expressar livremente a sua orientação sexual, em uma convivência pacífica e harmoniosa. 

A luta contra a homofobia é uma luta por direitos, por respeito e por igualdade.  A Reprolatina apoia e faz parte dessa luta, e convida você a fazer parte também! As pessoas LGBT merecem e devem ter os mesmos direitos que as pessoas heterossexuais, sem sofrerem qualquer tipo de ato preconceituoso por conta de sua orientação sexual ou pela sua identidade de gênero.

 

Dia 17 de Maio – Dia Internacional do combate à Homofobia

Por um país com direitos iguais para todos e todas!


Compartilhe



Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web