Vivendo a Adolescência

Atuação da Rede JEIS 14/09/2016

No dia 13 de setembro uma equipe de jovens da Rede JEIS – (Jovens pela Educação Integral em Sexualidade) e da Reprolatina apresentou para o Núcleo de Inclusão Educacional, um departamento da Secretaria de Educação de São Paulo, os resultados de uma pesquisa colaborativa sobre educação integral em sexualidade que teve como objetivo reunir informações para contribuir com a efetivação da mesma em escolas do estado.

A pesquisa foi idealizada no Encontro de Jovens pela educação Integral e Sexualidade ocorrido em outubro de 2015, que também teve como objetivo conseguir apoio para implementar uma estratégia de Advocacy incluindo a identificação de aliados para enfrentar a pressão dos movimentos e grupos conservadores e reverter os recentes retrocessos com relação a EIS nas escolas.

Entre as principais recomendações da pesquisa constam; flexibilidade no currículo escolar, permitindo que os temas de gênero, diversidade sexual, direitos e sexualidade sejam trabalhados de maneira mais frequente;  mais capacitações/formações em Educação Integral em Sexualidade para professores de diferentes disciplinas; diversificação e aumento do número de materiais para trabalhar estas temáticas na escola, a exemplo de filmes e vídeos, recursos que sejam mais interessantes para os/as jovens.

Na mesma oportunidade o grupo pôde apresentar o Projeto Fazer Valer – Jovens pela educação Integral em sexualidade, uma parceria da Reprolatina com apoio financeiro da IPPF/WHR - International Planned Parenthood Federation/WHR, que teve início em março de 2016,  com  o objetivo  de aumentar o acesso de adolescentes e jovens do estado de São Paulo à Educação Integral em Sexualidade com foco em gênero e nos direitos sexuais e reprodutivos, de forma a melhorar sua saúde sexual e reprodutiva, e diminuir suas vulnerabilidades, principalmente, com relação à gravidez na adolescência, à infecção por DST/HIV-Aids, à homofobia e às desigualdades de gênero.

Como resultado da apresentação os/as jovens conseguiram que o Núcleo de Inclusão reafirmasse seu compromisso de apoio às estratégias de advocacy  visando a implementação da Educação Integral em Sexualidade  em escolas do estado.


Compartilhe



Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web