Vivendo a Adolescência

Outubro Rosa 01/10/2014

O chamado outubro rosa é um movimento popular conhecido internacionalmente e comemorado em diversas partes do mundo. O nome está ligado à cor do laço, que mundialmente, é um símbolo da luta contra o câncer de mama. Nos Estados Unidos onde o movimento se iniciou aconteciam várias ações ligadas ao câncer de mama sempre no mês de outubro. Mais tarde, o Congresso Americano aprovou este mês como o mês nacional de prevenção de câncer de mama.

Em 1990 uma fundação americana distribuiu um laço cor de rosa entre os participantes da primeira corrida pela cura do câncer e a partir daí se difundiu o uso do laço e da cor rosa simbolizando a luta tanto pela cura como pela prevenção da doença.

O governo brasileiro por meio do INCA - Instituto Nacional do Câncer - passou a integrar ações do outubro rosa a partir do ano de 2010. Todos os anos nesse mês o Ministério da Saúde e diversos órgãos e entidades intensificam seus esforços para detectar precocemente o câncer de mama.

Não se sabe exatamente onde, quando e como surgiu a ideia de iluminar com a cor rosa monumentos, prédios públicos e privados na  cidades durante o mês de outubro. No Brasil, o Obelisco do Ibirapuera, um importante monumento na cidade de São Paulo recebeu a iluminação rosa pela primeira vez em 2002. A partir daí outras cidades passaram a iluminar pontes, bibliotecas, palácios, teatros. Neste ano, por exemplo, estarão iluminados de rosa a Catedral de Brasília, a Ponte da Passagem em Vitória, o Teatro Amazonas em Manaus, o Cristo Redentor no Rio de Janeiro entre tantos outros monumentos culturais e artísticos, em várias capitais e cidades brasileiras nesses 31 dias dedicados à reflexão, ações e atividades sobre o tema, no sentido de chamar atenção para a conscientização da necessidade de prevenção do câncer de mama. 

A Reprolatina sempre lutando pela melhoria da saúde sexual e reprodutiva de homens, mulheres, jovens e adolescentes, apoia o movimento Outubro Rosa com ações de conscientização e informação como estratégias de prevenção que contribuem para a diminuição da morte de mulheres causada pelo câncer de mama.

Saiba mais sobre o Câncer de Mama, clique aqui!


Compartilhe



Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web