Vivendo a Adolescência

NOVEMBRO AZUL 12/11/2019

 BOLETIM INFORMATIVO

O Câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada no homem, abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.  O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimou mais de 68 220 novos casos para o biênio 2018/2019

 Ainda conforme o INCA já se comprovou que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as que são de origem animal, auxilia na diminuição do risco de câncer, assim como de outras doenças crônicas. Nesse sentido, é recomendável a prática de outros hábitos saudáveis como: fazer no mínimo 30 minutos diários de atividade física; manter o peso adequado à altura; não fumar e diminuir o consumo de álcool. A idade também é um fator de risco importante para o câncer de próstata, pois tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.

Lembramos que é fundamental que os homens façam exames preventivos, principalmente depois dos 50 anos, e procurem manter uma alimentação saudável, juntamente com a prática de atividades físicas, pois são atitudes que ajudam na prevenção, não apenas dessa, como também de outras doenças que podem acometer o homem. Os exames preventivos que podem ajudar na detecção precoce do câncer de próstata são: o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). Além disso, a investigação de sinais e sintomas como: dificuldade de urinar; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite; e sangue na urina.

O preconceito contra o exame clínico do toque retal ainda é o maior vilão quando se trata de combater o câncer e próstata. A resistência a esse exame preventivo reduz as chances de diagnóstico e também de cura. Vença esse preconceito e procure um serviço de saúde e/ou seu médico.

A Reprolatina também se junta ao Movimento Novembro Azul e lembra que além da prevenção do câncer de próstata, é importante a conscientização dos homens sobre os cuidados integrais com a sua saúde, como a saúde mental, infecções de transmissão sexual, diabetes, hipertensão, uso abusivo de álcool, entre outras que afetam a saúde dos homens.

 



Compartilhe



Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web