Vivendo a Adolescência

10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos 10/12/2018

10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos

Desde 1950, o dia 10 de dezembro foi estabelecido pela ONU como o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

No ano de 1948, também em 10 de dezembro, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos assinada pelo Brasil e muitos outros países nessa mesma data. Criada como resposta às atrocidades da 2ª. Guerra Mundial veio estabelecer normas comuns para serem alcançadas por todos os povos e nações, e estabeleceu pela primeira vez, a proteção universal dos direitos humanos.

Conforme expressado pelo atual Secretário Geral da ONU "Hoje, vemos hostilidades perturbadoras em relação aos direitos humanos em todas as regiões e é necessário contrariar essas forças negativas[1]”. Somos todos iguais em dignidade e direitos e este é o princípio que tem resistido ao tempo testemunhando que os valores de igualdade, justiça e dignidade humana são atemporais e são válidos para todos os homens e todas as mulheres em qualquer parte do planeta.

Os padrões internacionais de Direitos Humanos reconhecem o Direito ao mais alto nível de saúde para todos e todas, entretanto, esse direito é violado com frequência quando ocorre gravidez não planejada em adolescentes por falta de informações ou acesso a métodos anticoncepcionais, quando ocorre qualquer tipo de violência contra as mulheres, violência obstétrica, uma IST/HIV, casamento precoce, quando adolescentes são discriminadas/os, quando não têm acesso a serviços de saúde sexual e reprodutiva de qualidade.  

A Reprolatina cumprindo sua missão de contribuir continuamente para a consolidação dos ideais de promoção da saúde, dos direitos sexuais e direitos reprodutivos de mulheres e homens e a equidade de gênero se junta às comemorações dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e reafirma seu compromisso de luta pelo exercício de direitos já existentes e conquista de outros, que permitam uma sociedade mais justa para mulheres, homens, jovens e adolescentes.

 


Compartilhe



Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web