Vivendo a Adolescência

Resultado da Enquete sobre Revenge Porn 07/11/2014

 
 

          A enquete de opinião sobre a publicação de fotos e vídeos de adolescentes nuas ou em cenas de sexo, que circulam na internet sem autorização delas, chegou ao fim.

         Os resultados mostraram que 42% das pessoas que votaram pensam que a culpa é delas que se deixam fotografar, 41 % acham que essas meninas são vítimas de pessoas mal intencionadas, e somente 17 % acreditam que isso acontece porque o corpo da mulher ainda é visto como mercadoria.
 

Vamos refletir um pouco sobre esse assunto?

         Grande parte da sociedade ainda vê a mulher como culpada, quando acontece alguma situação em que vaze suas fotos íntimas, ou mesmo, quando sofre alguma violência sexual. Uma recente pesquisa realizada pela IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) apontou que muitos brasileiros/as concordam que "mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas", e que "se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros".

          As meninas e mulheres são vistas como propriedade de alguém, ou seja, do pai, do marido, do namorado e até do patrão, e não são reconhecidas como seres humanos livres e capazes de tomarem suas próprias decisões, e, por isso, não são respeitadas como tal. Também por essa forma de ver é comum que se pense que a culpa é sempre delas. A relação com o outro, em geral, é esquecida, nesse caso das fotos de meninas publicadas na internet, ignora-se o momento em que o casal decidiu fazer a foto, o vídeo, a confiança que existia entre eles e os sentimentos envolvidos no momento.  Você já pensou que a exposição dessas fotos é uma forma de violência contra a mulher? Que a consequência para essas meninas é a exposição de sua intimidade, o medo, a insegurança e o sofrimento? Já pensou que se um ato seu faz mal a alguém, isso também faz mal a você?   

         O caminho para a construção de uma sociedade onde haja mais respeito e cidadania é trilhado com mulheres e homens exercendo a liberdade com responsabilidade sobre seus corpos e decisões, livres também de todo preconceito e machismo, que os/as impeça de seguirem nesse caminho.


Compartilhe



Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web