Vivendo a Adolescência

07 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DA SAÚDE 07/04/2021

07 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o tema “Construindo um mundo mais justo e saudável”, para a campanha do Dia mundial da Saúde em 2021.

Como falar de saúde em um mundo assolado pela Covid-19 e suas milhares de mortes não só por aqui, mas ao redor do mundo até mesmo nos países ditos desenvolvidos?

A pandemia acentuou as mazelas, o descaso com as minorias, as violências, a falta de acesso a serviços de saúde de qualidade escancarando assim as desigualdades que separam as pessoas que têm voz, posição, status, melhores oportunidades, daquelas mais vulneráveis, notadamente grupos que sofrem com a discriminação de gênero e etnia, com pouco, ou acesso limitado a serviços de saúde, estudo, trabalho, renda, ambientes seguros, o que os torna mais expostos à doença e com pouca probabilidade de sobrevivência.

As ações de prevenção e atenção em saúde sexual e reprodutiva também foram afetadas pela pandemia e estudos já mostraram que houve diminuição do acesso à anticoncepção, com o consequente aumento das gravidezes não planejadas. Um estudo do UNFPA mostrou que por conta da pandemia, cerca de 1,4 milhão de meninas e mulheres tiveram gravidezes não planejadas em 2020. Também houve aumento das IST/HIV-aids e um crescimento assustador da violência contra as mulheres durante a pandemia. Em nosso país os canais 100 (Disque Direitos Humanos) e 180 (Central de Atendimento à Mulher) registraram 105.671 denúncias de violência contra a mulher em
2020.

É nesse sentido que a saúde nesse momento precisa da atenção especial de todos os governos para que o acesso universal a serviços de qualidade permita estancar a pandemia e a recuperação e retomada das vidas das pessoas, interrompidas pela chegada da Covid-19.
Somente um esforço conjunto na implementação de medidas, que beneficiem para além das pessoas dotadas de privilégios, também as comunidades que já enfrentam importantes vulnerabilidades e assim estão mais sujeitas à doença e às violências intensificadas no contexto da pandemia.

A Reprolatina em sua missão de contribuir para uma vida com mais saúde, em especial a saúde sexual e reprodutiva e construção de uma sociedade mais justa e com igualdade para mulheres e homens, reafirma seu compromisso de luta na batalha para deter a Covid-19 e convida você a refletir sobre a importância de fazer sua parte adotando as práticas de prevenção como usar máscara, higienizar as mãos, manter o isolamento social sempre que possível e tomar a vacina.


Compartilhe



Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web