Vivendo a Adolescência

Novembro Azul 01/11/2020

 BOLETIM INFORMATIVO

NOVEMBRO AZUL – Prevenção não tem mês e nem cor. Homem, cuide sempre da sua saúde.

O Brasil como outros países adotou o mês de novembro para a campanha de conscientização sobre o câncer de próstata voltada para a sociedade em geral, porém especialmente para os homens. O chamado Movimento do Novembro Azul para a prevenção do câncer de próstata tem também como objetivo melhorar a saúde do homem de modo geral - objetivo de desenvolvimento sustentável - ODS-3 da ONU.

O câncer de próstata permanece como a segunda maior causa de óbito oncológico no sexo masculino. Apesar dos avanços terapêuticos, cerca de 25% dos pacientes com câncer de próstata ainda morrem devido à doença.  Atualmente, cerca de 20% ainda são diagnosticados em estágios avançados, ou seja, descobrem a doença muito tarde, o que prejudica o prognóstico.

No Brasil, diariamente, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e, aproximadamente, 3 milhões vivem com a doença. Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019[1]. Em 2020 segundo o INCA a incidência estimada é 65 840 casos novos.[2]

Quais os sintomas do câncer de próstata?

Na fase inicial sua evolução pode ser silenciosa. Muitos homens não têm nenhum sintoma, daí a importância dos exames preventivos. Em fase mais avançada pode ocorrer dor óssea, sintomas urinários e num quadro mais grave, insuficiência renal e infecção generalizada.

Os sinais e sintomas a seguir, nem sempre são causados por câncer, mas indicam a necessidade de uma investigação médica:

  • Diminuição do jato de urina;
  • Dificuldade de urinar;
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite;
  • Sangue na urina.

A investigação é feita com exames que podem ser clínicos (toque retal), laboratoriais (dosagem de PSA) e radiológicos (rastreamento de tumor).

 Quais os fatores de risco para o câncer de próstata?

  • Idade - o risco aumenta com a idade. No Brasil em cada 10 homens com câncer de próstata 9 têm mais de 55 anos.
  • História de câncer na família – homens cujo pai ou irmão foram diagnosticados com câncer de próstata antes dos 60 anos.
  • Sobrepeso e Obesidade – estudos recentes mostram que há um maior risco para homens com peso corporal elevado.

Existe Prevenção?

  • Sim, e a melhor prevenção é a realização de exames para fazer uma avaliação. A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista e realizem essa avaliação. Aqueles com maior risco da doença (história familiar, raça negra) devem procurar o especialista a partir dos 45 anos.
  • Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura -   ajuda a diminuir o risco de câncer e de outras doenças também.
  •  A prática de hábitos saudáveis como: ter uma alimentação saudável, fazer uma atividade física; manter o peso adequado à altura; não fumar e diminuir o consumo de álcool -  também auxilia na prevenção.

Lembramos que, além da prática de hábitos saudáveis, é fundamental que os homens façam exames preventivos do câncer de próstata, principalmente depois dos 50 anos, e que assumam a responsabilidade de cuidar do seu corpo e de sua saúde, pois trata-se de uma atitude que auxilia na prevenção, não apenas dessa, como também de outras doenças não transmissíveis que podem ser evitadas. 

O diagnóstico precoce ainda é a melhor forma de tratar e conseguir a cura da doença e isso só é possível quando existe atenção à saúde.

A Reprolatina neste novembro e também nos demais meses do ano convida todos os homens a cuidarem de sua saúde para evitar doenças e também contribuir para o alcance do ODS 3 - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades e, especialmente, a meta 3.4 – reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis por meio da prevenção e tratamento até 2030.



Compartilhe



Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web