Vivendo a Adolescência

Outubro Rosa 01/10/2020

 CÂNCER DE MAMA - A PREVENÇÃO É SEMPRE A MELHOR SOLUÇÃO!

O chamado outubro rosa é um movimento popular conhecido internacionalmente e comemorado em diversas partes do mundo. O nome está ligado à cor do laço, símbolo mundial da luta contra o câncer de mama.

O governo brasileiro por meio do INCA - Instituto Nacional do Câncer - passou a integrar ações do outubro rosa a partir do ano de 2010. Segundo o INCA o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e também no Brasil.

Para o nosso país a estimativa é de 66.280 casospara cada ano do triênio 2020/2022[1] sendo que ocupa a primeira posição mais frequente em todas as regiões, com um risco estimado maior para a região sudeste.

Fatores de risco

Não existe uma única uma causa para o câncer de mama. São diversos os fatores relacionados à doença e já se sabe que o risco aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos. Alguns dos fatores que contribuem para o risco de desenvolver a doença são: fatores genéticos e/ou hereditários; menopausa tardia; obesidade; sedentarismo etc.

Prevenção

Estima-se que por meio da alimentação saudável, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama. Entre outros, a amamentação também é considerada um fator protetor.

Detecção precoce

Existem vários tipos de câncer de mama, mas seja qual for o tipo é necessário diagnóstico precoce. Se detectado em suas fases iniciais as chances de tratamento e cura são bem maiores.

Mesmo em tempo de isolamento social pela Covid-19, não deixe de cuidar desse aspecto da sua saúde. Procure manter seus exames em dia e se perceber alguma alteração nas mamas procure com urgência uma unidade de saúde e agende uma consulta.

A Reprolatina sempre trabalhando pela melhoria da saúde sexual e reprodutiva de mulheres, homens, jovens e adolescentes, apoia o movimento Outubro Rosa que por meio de ações de conscientização e informação, como estratégias de prevenção contribuem para a diminuição da morte de mulheres causada pelo câncer de mama. Faça sua parte e todos e todas contribuiremos para o cumprimento do ODS 3, assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades.

 



Compartilhe



Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web