Vivendo a Adolescência

Dia Mundial de prevenção ao suicídio 10/09/2020

 DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO

O Dia 10 de setembro foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio e a cor escolhida para sua representação foi o amarelo.

O objetivo do Setembro Amarelo é conscientizar as pessoas sobre essa grave questão, mostrando que é preciso buscar ajuda e sim, conversar sobre isso.

Trabalhando Juntos para Vencer o Suicídioé o tema para as campanhas desse dia nos anos de 2019/2020. 

Dados da OMS apontam que o número de casos de suicídio tem aumentado em todo o mundo morrendo uma pessoa a cada 40 segundos[1] e cerca de 800 mil pessoas por ano. No Brasil esse aumento ocorreu notadamente entre jovens e adolescentes. Um estudo recente da Unicamp mostrou que em Campinas, as taxas triplicaram nos últimos anos[2] também com aumento entre jovens e adolescentes.

Não há um único fator levando a tal comportamento ou ao seu desfecho, pois que os determinantes são múltiplos podendo ser biológicos, psicológicos e mesmo genéticos. No entanto a vulnerabilidade pode ser aumentada pela desesperança e desespero diante de uma crise ou a incapacidade de lidar com acontecimentos que vem se arrastando na história da pessoa.

Lembrando que os suicídios são evitáveis. Entre várias medidas a serem tomadas para sua prevenção podemos citar: o acompanhamento, que na rede pública é oferecido nos Centros de Saúde e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); a redução do acesso aos meios utilizados (pesticidas, amas de fogo, medicamentos etc.); e a cobertura responsável pelos meios de comunicação, pois suicídio não é notícia.

O estigma em torno de pessoas com transtornos mentais e do suicídio, faz com que elas não procurem auxílio, afastando-as do tratamento adequado e da ajuda que precisam. Superar o senso comum e estigmas, quebrar mitos, falar, alertar, ouvir, são tarefas importantes e possíveis para a prevenção de suicídios não só em setembro, mas em todos os dias do ano.

A Reprolatina convida você a se conscientizar da importância da prevenção ao Suicídio não só no Setembro Amarelo, mas em todos os dias do ano. Pode não ser uma tarefa fácil, mas é possível. Preste atenção e ouça as pessoas ao seu redor.

 


[1] https://nacoesunidas.org/um-suicidio-ocorre-a-cada-40-segundos-no-mundo-diz-oms

[2] https://www.fcm.unicamp.br/fcm/relacoes-publicas/saladeimprensa/mortalidade-por-suicidio-triplica-em-campinas-revela-pesquisa-da-unicamp


Compartilhe



Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web