Vivendo a Adolescência

Dia Mundial da Saúde 08/04/2020

 
 

DIA MUNDIAL DA SAÚDE

 

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 1948 para comemorar a fundação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Celebrar esse dia tem por objetivo levar as pessoas a refletirem e a tomarem consciência dos vários aspectos que envolvem a saúde e o papel de cada mulher, homem, jovem, adolescente e criança no cuidado dela.


 


Lembramos que saúde não é apenas ausência de doença e, portanto, além de prevenir, também se refere ao total bem-estar de cada pessoa, o que significa que as pessoas devem ter condições e ser capazes de ir em busca desse bem-estar para conseguir uma boa qualidade de vida. Além disso, ter informações, se cuidar física e mentalmente, ter um estilo de vida saudável e autonomia para tomar decisões são alguns dos elementos fundamentais.


 


Esse conceito tem ainda mais sentido nos dias atuais quando estamos enfrentando a COVID-19, essa nova doença infecciosa causada pelo novo coronavírus identificado pela primeira vez em dezembro de 2019 na China. São tempos difíceis com notícias alarmantes e uma avalanche de informações. Fechamento das fronteiras, isolamento social, quarentena, testes para diagnóstico, número de mortos e de infectados, sintomas, medidas de proteção, entre tantas outras informações em tempo real nos noticiários pela TV, ou internet, como nunca aconteceu antes, às vezes, confunde ao invés de esclarecer. Por isso, é importante seguir as orientações do Ministério da Saúde (MS) baseadas em evidências científicas.


 


Em primeiro lugar, queremos dizer a você que a OMS tem trabalhado com autoridades chinesas (pois, foi na China que tudo começou) e especialistas do mundo inteiro, para aprender e entender mais sobre esse vírus, como afeta as pessoas doentes, como elas podem ser tratadas e também o que os países podem fazer para enfrentar essa nova doença infecciosa, que foi declarada como pandemia, pela própria OMS em 11 de março passado. Recordando que pandemia é uma epidemia que ocorre em todo o mundo mais ou menos ao mesmo tempo.


 


No Brasil, o Ministério da Saúde (MS), que você pode acessar no endereço traz diariamente informações atualizadas, bem como orientações sobre formas de contágio, sintomas e medidas de prevenção. Lembramos que nesse difícil momento, a responsabilidade de seguir todas as orientações e recomendações do MS e das autoridades sanitárias é de todas as pessoas, não importa a idade, grau de vulnerabilidade ou classe social. Isto quer dizer que, mesmo que você seja jovem ou não tenha nenhuma doença, evitar o contato social, se cuidar e cuidar do outro são atitudes fundamentais neste momento. E isto também significa: ficar em casa, fazer o isolamento social e seguir todos os procedimentos e orientações de higiene para evitar o contágio e a transmissão da COVID-19.


 


Também lembramos, em especial a mulheres, adolescentes e adultas, a importância de continuar cuidando da saúde sexual e reprodutiva, lembrar de prevenir uma gravidez não planejada nesses tempos do coronavírus e de confinamento dentro de suas casas. Fiquem atentas, em caso de sofrer algum tipo violência busquem ajuda, protejam-se e utilizem o 180 para denunciar.


 


Atenção, Jovem!


 


Você é pessoa chave em tempos da COVID-19. Não acredite em notícias que não tenham comprovação (que não são baseadas em evidências científicas), como remédios milagrosos, ou boatos de que gente jovem ou atletas estão imunes à doença. Você pode liderar ações solidárias para diminuir a velocidade de transmissão do coronavírus, em primeiro lugar: praticando as medidas de higienização para prevenir a COVID-19, e evitando circular na rua ou participar de encontros, festas ou reuniões. Manter o isolamento social é fundamental para cuidar de você e das pessoas do seu entorno, em especial das pessoas idosas ou com doenças pré-existentes como diabetes, hipertensão, doenças respiratórias, câncer, em uso de medicamentos ou com o sistema imunológico afetado. Em segundo lugar: auxiliando na divulgação de informações corretas e atualizadas sobre a COVID-19. É importante saber que uma pessoa infectada com coronavírus pode transmitir o vírus mesmo estando sem sintomas.


 


Suas atitudes e solidariedade contribuirão para salvar vidas! Também é um tempo para aproveitar para estudar e pensar em seus projetos de vida.


 


                                                          Como se Proteger e Evitar Transmitir para outras Pessoas


 


Manter-se informado sobre os últimos desenvolvimentos a respeito da COVID-19 e fazer o seguinte para cuidar da sua saúde e proteger a dos outros:


 


  •  Lavar com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão ou então higienizar com álcool em gel 70%.

     


  •  Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos (em seguida, descartar, imediatamente, o lenço).

     


  •  Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.

     


  •  Manter uma distância mínima cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.

     


  •  Evitar abraços, beijos e apertos de mãos. Adotar uma onda amigável sem contato físico, mas sempre com sorriso no rosto.

     


  •  Higienizar com frequência o celular e brinquedos das crianças.

     


  •  Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.

     


  •  Evitar aglomerações e manter os ambientes limpos e bem ventilados.

     


  •  Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente, idosos e doentes crônicos e fique em casa até melhorar.

     


  •  Durma bem, tenha uma alimentação saudável e faça atividade física.

    ​​​​​​​


  •  Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico.

     

    A Reprolatina, em sua missão de contribuir para uma vida com mais saúde, em especial a saúde sexual e reprodutiva, reafirma seu compromisso na luta pela prevenção e a promoção da saúde sexual e reprodutiva, está a seu lado também no esforço para deter a expansão da COVID-19 e convida você a refletir e se conscientizar do seu importante papel no isolamento social que se impõe neste momento crucial para toda a população. Mais informações disque 136

     

    Fonte: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875 https://www.saude.gov.br/noticias



Compartilhe



Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web