Vivendo a Adolescência

Campanha Novembro Azul 01/11/2017

O mês de novembro é internacionalmente dedicado à ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O Movimento do Novembro Azul se originou na Austrália no ano de 2003 aproveitando as comemorações do dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata que acontece todo dia 17 de novembro.  Originalmente o novembro azul era dedicado apenas ao diabete mellitus e o dia 14 de Novembro foi instituído como o Dia Mundial do Diabetes. Ainda em novembro, o dia 19 é a data que marca comemorações do Dia Internacional do Homem, que tem como objetivo melhorar a saúde do homem, a relação entre os gêneros, bem como promover a igualdade de gêneros e destacar os papéis positivos  de homens  tanto na família como na comunidade.

 Atualmente o Novembro Azul se constitui numa Campanha de conscientização sobre o câncer de próstata voltada para a sociedade em geral, porém mais especificamente para os homens. Assim como no outubro Rosa, em que vários monumentos públicos e privados se iluminam de rosa, em novembro os mesmos ou outros espaços são iluminados de azul para lembrar a importância do diagnóstico precoce e da prevenção do câncer de próstata.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens.  A próstata é uma glândula que só o homem possui e faz parte do seu sistema reprodutor. É um órgão pequeno  que se assemelha a uma castanha e se localiza na parte baixa do abdômen.  No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer - INCA estima-se 68.000 novos casos de câncer de próstata no ano de 2014. As ações para controle da doença devem focar em estratégias como a prevenção e o diagnóstico precoce.  Ainda conforme o INCA já se comprovou que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as que são de origem animal, auxilia na diminuição do risco de câncer, assim como de outras doenças crônicas. Nesse sentido, é recomendável a prática de outros hábitos saudáveis, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, não fumar e diminuir o consumo de álcool.

É fundamental que os homens realizem exames preventivos, principalmente após os 50 anos e optem por uma alimentação equilibrada aliada a prática de exercícios regulares. Estas são recomendações que auxiliam na prevenção da doença.


Compartilhe



Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web