Vivendo a Adolescência

Reprolatina e Anglo American - Construindo um mundo melhor com educação 03/08/2015

Atendendo a solicitação da Secretaria Municipal de Educação, das educadoras e das famílias das Escolas Municipais José Aniceto Costa e Amador Aguiar, a Reprolatina elaborou um projeto chamado “Construindo um mundo melhor com educação” dirigido às crianças. 

A primeira ação do projeto foi a elaboração de uma “Guia de Brincadeiras Infantis -  Aprender e ser feliz brincando” e entre os dias 3 a 7 de agosto foi pré-testada com as crianças e educadoras das escolas.  O objetivo é promover uma nova visão do brincar no ambiente escolar, resgatando brincadeiras da cultura popular brasileira como, amarelinha, mamãe da rua, caça ao tesouro, chicotinho queimado, entre outras, mas utilizando a brincadeira para facilitar o desenvolvimento de habilidades e competências, como autoconhecimento, autoconfiança e autoestima, a construção da autonomia, o empoderamento e a solidariedade. As brincadeiras também foram utilizadas para discutir valores como respeito às diferenças, honestidade, seguimento de regras e ainda para promover a inclusão.  Chamou a atenção das educadoras que meninos que nunca participam se engajaram nas brincadeiras, pela maneira como eram conduzidas.   

Participaram da ação 104 crianças de 05 a 11 anos que numa roda de conversa avaliaram as atividades como muito boas, pois todas gostaram muito! A ação foi facilitada por uma pedagoga da Reprolatina, uma capacitadora local e duas psicólogas da Secretaria de Educação do município. A atividade também foi avaliada como excelente pela Secretaria de Educação, pelas supervisoras e educadoras das escolas e ficou definido que se adotariam medidas que garantam a efetivação do brincar no cotidiano escolar.


Compartilhe



Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web