Vivendo a Adolescência

Infecções por HIV caem no mundo, mas crescem no Brasil, afirma ONU 20/07/2015

A ONU divulgou relatório sobre a situação da epidemia da Aids em escala mundial. A boa notícia é que a partir de 2001 houve uma queda de 38% dos casos no mundo. Entretanto ainda estamos longe do fim da epidemia.
No Brasil a situação é bastante preocupante porque 47% dos novos casos registrados no ano passado na América Latina, surgiram em nosso país. Dados divulgados nesta quarta-feira (16) pela Unaids, programa conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids, apontam que o índice de novos infectados pelo vírus no Brasil subiu 11% entre 2005 e 2013, tendência contrária aos números globais, que apresentaram queda. Outro dado que desperta atenção mostra que há um crescimento dos casos entre a população jovem especialmente entre os homens jovens que fazem sexo com outros homens.
Isto significa que precisamos fortalecer as ações de prevenção com adolescentes e jovens nas escolas, com mulheres e homens, com a população em geral. Somente a prevenção nos permitirá terminar com a epidemia da Aids!
O relatório destaca ainda que 35 milhões de pessoas viviam com o HIV em 2013, um número um pouco superior aos 34,6 milhões de 2012.  Conforme o diretor da Unaids ”Dos 35 milhões de pessoas que vivem com o HIV no mundo, 19 milhões não sabem que são soropositivos", daí a importância de fazer o teste do HIV.
A Reprolatina em seus diversos projetos tem desenvolvido ações direcionadas para homens, mulheres, jovens e adolescentes, para que se conscientizem da necessidade de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, incluindo a Aids. Se cada pessoa fizer a sua parte, teremos uma comunidade e um país mais saudável e caminharemos para o fim dessa epidemia. A Reprolatina está fazendo a sua parte e você?




Compartilhe



Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web