Vivendo a Adolescência

2ª Dose da vacina contra HPV 02/09/2014

A segunda dose da vacina contra o vírus HPV, que protege contra o câncer do colo de útero, já começou a ser aplicada em meninas de 11 a 13 anos, em todo o Brasil.

A aplicação da segunda dose, seis meses após a primeira, é importante para garantir a imunização contra o HPV,  até que receba a dose de reforço, cinco anos depois de tomar a primeira dose.

Tomando todas as doses da vacina as adolescentes garantem proteção contra o câncer de colo do útero, que é a terceira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

A vacina também está disponível para aquelas meninas de 11 a 13 anos que ainda não tomaram a primeira dose, basta procurar o posto de saúde mais próximo para tomar a vacina. Quem já tomou a primeira dose é só levar o cartão de vacinação ou documento de identificação no posto de saúde.

A vacina contra o HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, ela é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização.

Tomar a vacina na adolescência é o primeiro passo que toda mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. No entanto, ela não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso da camisinha em todas as relações sexuais.

Cuidar da sua saúde e adotar práticas de prevenção é um DIREITO seu, exerça-o!


Compartilhe



Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web