Vivendo a Adolescência

Saúde SIM, drogas NÃO 26/06/2014

Em 1989, o Brasil adotou o dia 26 de junho como o Dia Nacional de Combate às Drogas, cujas comemorações nas escolas e outras instituições se estendem por mais de uma semana por causa da importância da questão para todos os setores da sociedade.

Conforme dados da Organização das Nações Unidas (ONU), estima-se que, a cada ano, 210 milhões de pessoas consumam drogas ilícitas no mundo. E dessas, 200 mil morrem em decorrência desse consumo.

Os números são muito preocupantes, mas o caminho para a solução de grandes ou pequenos problemas começa com cada um fazendo a sua parte. Ou, como resumiu o Mahatma Ghandi, “Devemos ser a mudança que queremos ver no mundo”. Portanto, vamos conhecer para informar, e informar para mudar!

Atualmente, o Brasil faz parte da Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia que propõe algumas diretrizes essenciais para reduzir os danos que as drogas fazem às pessoas, sociedades e instituições. Uma dessas diretrizes é “Reduzir o consumo por meio de ações de informação e prevenção”. Diante dessa diretriz devemos buscar informações sobre os efeitos das drogas, os riscos do vício e as consequências para o nosso organismo através de seu uso contínuo. O importante é pensar no uso que se faz dessas substâncias, pois, em excesso, podem afetar o bem-estar físico, mental, social, o trabalho, o estudo, as relações afetivas, enfim, a vida!

Se uma situação de risco pode contribuir para que um indivíduo sinta vontade de experimentar, então, devemos estimular e divulgar fatores que favorecem a proteção contra o uso indevido de drogas, como por exemplo:

  • Construir seus valores com base na ética e outros valores universais como o respeito, a justiça, a solidariedade etc.;
  • Ter como referência pessoas da família e outras pessoas de sua confiança;
  • Relacionar-se com pessoas que valorizam a saúde e a vida;
  • Construir projetos de vida;
  • Cuidar de sua saúde e adotar atitudes e comportamentos saudáveis;
  • Buscar informações adequadas sobre saúde, e também sobre as drogas e seus efeitos;
  • Participar de atividades esportivas, culturais e de lazer;
  • Participar de atividades de sua comunidade e exercer sua cidadania;
  • Cultivar a espiritualidade.

 

Não deixe que as drogas afetem seu poder de decisão sobre sua saúde, sua vida.
Decida viver com saúde! A vida sem drogas é muito melhor!

ANIME-SE COM A SUA SAÚDE, NÃO COM AS DROGAS!


Fonte: http://www.drogasedemocracia.org/Arquivos/livro_port_03.pdf. Acesso em 10/06/2014

Fonte: http://www.uniad.org.br/desenvolvimento/images/stories/arquivos/Curso_SEAD_UFSC_SENAD_SESI.pdf


Compartilhe



Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web