Vivendo a Adolescência

Namoro e Prevenção 12/06/2014

Namoro é uma relação entre duas pessoas que se gostam e que pode ser passageira ou duradoura. No namoro experimentamos novas sensações, descobrimos sentimentos e vivemos emoções com a pessoa que estamos e com nós mesmos. Não existe uma época certa para começar ou terminar de namorar, cada pessoa tem o direito de escolher quando namorar, quanto tempo irá namorar e com quem quer namorar, desde que esteja preparado/a e tenha capacidade para assumir as responsabilidades e consequências de sua decisão.

 

Durante o namoro, algumas pessoas podem ter a sua primeira relação sexual com a pessoa que estão amando. É muito importante que esse evento tão importante nas nossas vidas seja decidido e planejado e não somente aconteça por acontecer! Para isso é fundamental que haja confiança com a namorada ou namorado para que haja um diálogo aberto  e assim tomar a decisão mais adequada para os dois. Decidir ter uma relação sexual é uma decisão séria e importante que requer ter preparo, maturidade física e emocional, ter conhecimentos e informações sobre como se cuidar, e se prevenir de uma gravidez não planejada e das DST/HIV-Aids. A decisão precisa ser pensada, refletida considerando os projetos de vida das duas pessoas envolvidas e considerando as consequências que pode ter essa relação para a vida dos dois. Nunca se deixe levar pela pressão do grupo, a vida é sua e a decisão que você tome hoje pode facilitar ou dificultar a sua vida amanhã! Uma pergunta que ajuda é: “estou preparada para ser mãe?”, ou, “estou preparado para ser pai?” “Tenho condições emocionais e financeiras para criar um filho?” Se a resposta é não, continue namorando e beijando, mas não é a hora de iniciar uma relação sexual.   

 

Você sabia?

O número de detecção de casos novos de aids sempre tem sido maior em homens do que em mulheres, mas a diferença se reduziu gradualmente até 2005 em que praticamente ficou igual o número de casos novos entre homens e mulheres de 15 a 24 anos. Desde 2008 a tendência muda e, novamente, o número de casos novos entre homens de 15 a 24 anos está aumentando mais rapidamente do que em mulheres. Segundo o Boletim Epidemiológico de maio 2013 do Ministério da Saúde, em 2012 os casos novos de aids foram quase o dobro em homens que em mulheres (1,9 casos em homens por cada caso em mulher).  Além disso, os dados disponíveis sobre os últimos 10 anos mostram que os novos casos em homens jovens têm aumentado 67% em homens e tem diminuído 12% em mulheres. Ou seja, é claro que a epidemia de aids está voltando a ter um impacto mais importante na população masculina.

Fonte. Boletim Epidemiológico 2013

 

Por isso, é importante lembrar que a melhor maneira de demonstrar amor pelo seu namorado ou pela sua namorada é cuidando da sua saúde e da dele ou dela também.  As doenças sexualmente transmissíveis, incluindo a aids, continuam sendo uma das principais ameaças à saúde das pessoas que têm uma vida sexual ativa.

Não se esqueça, a camisinha é o único método que previne simultaneamente das DST incluindo o HIV/Aids e da gravidez não planejada, ou seja, é o único método que oferece dupla proteção. Usar a camisinha em todas as relações sexuais é uma linda prova de amor!


Compartilhe



Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web