Vivendo a Adolescência

Transei sem camisinha. E agora? 06/09/2013


 

Certamente você já fez essa pergunta depois de uma relação sexual desprotegida ou conhece alguém que já passou por isso!

Insônia, preocupação e nervosismo são características comuns numa situação como essa.

Será que todo mundo já não sabe que tem que usar camisinha e que também é importante usar algum método anticoncepcional se não quiser engravidar? Por que tanta gente engravida sem planejar ou acaba se infetando com DST/HIV-Aids?

Motivos como: “prova de amor”, “confiança”, sentimento de que nada vai acontecer e até embriaguez ou uso de alguma droga, fazem com que as pessoas percam o "controle" do seu corpo e se arrisquem tendo uma relação sexual desprotegida. Isso pode lhes trazer sérios problemas de saúde ou uma gravidez indesejada.

Se rola sexo (anal, vaginal ou oral) sem preservativo você corre o risco de ser infectado/a com alguma DST. Muitas doenças não apresentam sintomas e não dá pra saber se seu/sua parceiro/a está infectado/a, por isso é importante se proteger e fazer os testes de DSTs e HIV/Aids.

Se você ou sua parceira transam sem preservativo e não utilizam um método anticoncepcional como pílula, adesivo, diu, injeção, entre outros, vocês tem muitas chances de ter um/a bebezinho/a não planejado. Não acredite na história de “gozar fora”, isso não costuma dar certo!

Mas, se o preservativo estourar, ou por algum outro motivo a transa rolar sem camisinha e você não se sentir preparado/a para ser papai, ou mamãe, não se desespere. Basta tomar, o mais rápido possível, a pílula de emergência (famosa pílula do dia seguinte), que deve ser oferecida gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde (postinhos ou UBSs).

Transar é muito bom, desde que seja com proteção e consenso do casal. E bom mesmo, é transar sem ter preocupações no dia seguinte, não acha?

 

Saiba + sobre pílula de emergência clicando aqui:  http://www.adolescencia.org.br/site-pt-br/anticoncepcao-de-emergencia

Participe da nossa enquete!

 

Fotografia: http://www.sxc.hu/


Compartilhe



Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web